Gastronomia

Gastronomia

Na culinária de São Gonçalo do Amarante são pratos típicos tradicionais o camarão, a galinha caipira e vários outros crustáceos. Na zona rural do muni

Na culinária de São Gonçalo do Amarante são pratos típicos tradicionais o camarão, a galinha caipira e vários outros crustáceos. Na zona rural do município, está localizada a comunidade-referência na gastronomia da Região Metropolitana de Natal: a comunidade Pajuçara, que é pouco populosa, mas dispõe de vários estabelecimentos onde o camarão é o prato típico mais consumido.

            O Polo Gastronômico de Pajuçara, um lugarejo pacato e hospitaleiro, localizado na Zona Rural do município, reúne alguns dos mais tradicionais e rústicos restaurantes da Grande Natal, cuja especialidade é o camarão. Pajuçara é referência para os moradores da região quando o assunto é comer bem e com um preço justo. Os restaurantes mostram o poder da tradição com um variado cardápio na arte do camarão.

O local dispõe de bares e restaurantes onde o camarão é a iguaria mais requisitada. Visitando a comunidade de Pajuçara você vai se deliciar com o autêntico camarão ao alho e óleo (com casca ou sem casca), filé de camarão regado ao caldo de coco, camarão gratinado, carne de siri, galinha caipira, peixe e ainda aquele que é a sensação, sendo o prato mais pedido, o pirão de camarão.

Os pratos são servidos em porções para petiscos com acompanhamento de tapioca ou macaxeira e a refeição com acompanhamento de feijão verde, arroz branco, macaxeira, farofa e salada de vinagrete, variando de acordo com o cardápio.

 

Os proprietários são homens e mulheres simples, famílias que sobrevivem da arte do preparo de delícias que satisfazem o paladar. Em Pajuçara você vai conhecer o Bar da Rosa, famoso por ter sido destaque no Jornal Nacional da Rede Globo, durante a passagem do repórter Ernesto Paglia pelo município. Mas você pode visitar o restaurante Deghust, também muito requisitado pelos visitantes ou saborear a “Cadela Quente” de Virgílio do restaurante O Rei do Camarão, entre outros.

Além do camarão, também se destaca a produção de doces e licores com sabor de frutas tropicais, na comunidade de Rio da Prata.

O Acesso – Para chegar até a comunidade de Pajuçara, em São Gonçalo do Amarante/RN, existem dois acessos, sendo um pelo centro de São Gonçalo seguindo na RN 160 e o outro por Macaíba em direção a São Gonçalo pela RN 160.

COMENTÁRIOS