Educação: alunos da rede municipal realizam avaliação utilizando o portal Clickideia

Educação: alunos da rede municipal realizam avaliação utilizando o portal Clickideia

O sistema permite realizar um diagnóstico eficaz das fragilidades e potencialidades de cada aluno, além preparar os estudantes para os novos métodos de avaliação. O Clickideia está presente em 36 escolas do município

Os alunos da Escola Municipal Alfredo Mesquita Filho, localizada na comunidade de Alagadiço Grande, realizaram avaliação online utilizando o portal educacional Clickideia. A avaliação foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Norte (IFRN), campus São Gonçalo do Amarante, através de parceria firmada entre as unidades de ensino.

A prova online faz parte do projeto de sustentabilidade da unidade escolar, pois evita a utilização de papel e tinta, além de servir como preparação dos estudantes para outros exames, como do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que passará a ser 100% digital.

Com o sistema eletrônico, os alunos tem acesso as notas logo após a avaliação, bem como um feedback que é gerado individualmente. “Graças ao Clickideia, os professores obtém um diagnóstico das fragilidades de cada aluno. Isso permite realizar um trabalho mais eficaz junto aos estudantes”, destaca Paula Vasconcelos, formadora do Portal Clickideia.

A realização das provas em plataformas online proporcionam inúmeras vantagens. Veja quais os benefícios e entenda cada um deles:

  1. Agilidade na apuração dos resultados

Diferente das provas tradicionais, cujos resultados costumam sair muitos dias após a aplicação, o resultado dos atividades pode ser apurado muito rápido. E quando falamos em ferramentas online, esse feedback acontece instantaneamente.

  1. Geração de um banco de dados único

Uma ferramenta de atividades online pode gerar um banco de dados valioso sobre o desempenho dos alunos. A prática constante dessas provas em sua escola lhe dá a possibilidade de reunir, em único banco de dados, as informações de todos os alunos, ao longo do tempo. Este banco, além de conter dados sobre o desempenho dos alunos, ainda reúne um banco de questões direcionadas à avaliação de diferentes descritores, relacionados a cada habilidade e competência.

  1. Nivelamento de novos alunos

A prática auxilia professores a mapearem as dificuldades e potencialidades de cada aluno, a fim de realizar um trabalho de nivelamento das turmas.

  1. Acompanhamento da evolução do trabalho pedagógico da escola

Juntamente com os resultados das provas oficiais, os dados referentes as provas podem trazer importantes informações para entender a evolução do trabalho pedagógico da escola, assim como o perfil dos alunos no decorrer dos anos. Mas para isso, é necessário organizar um processo estruturado de avaliação constante, e recorrente, com frequência pré-estabelecida.

  1. Orientação ao planejamento curricular da escola

As informações geradas a partir das atividades online são facilmente acompanhadas. Estas podem ajudar no planejamento curricular e no próprio desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico, já que mostram um panorama amplo em relação ao desempenho dos alunos da escola como um todo.

  1. Mapeamento de lacunas no aprendizado

Assim como as avaliações tradicionais, as provas online, mais do que apontar o que os alunos sabem, devem ter como objetivo entender onde cada um pode melhorar. O mapeamento destas lacunas é de extrema importância para o planejamento de ações educativas mais significativas para cada aluno, de acordo suas demandas.

Portal Clickideia

O Portal Clickideia é uma ferramenta que serve de apoio às atividades em sala de aula, disponibilizando aos professores e alunos conteúdos direcionados a cada segmento, bem como jogos interativos e contribuição na formação permanente de professores. O reforço escolar do Portal foi adotado há sete anos em São Gonçalo do Amarante, sendo a primeira cidade do Rio Grande do Norte a inserir o sistema na rede municipal de ensino. Hoje o Clickideia está presente em 36 escolas do município.

COMENTÁRIOS