Artesanato

ArtesanatoO Artesanato mais Diversificado do Rio Grande do Norte

O artesanato é uma das formas mais espontâneas da expressão cultural de São Gonçalo do Amarante-RN. Em várias partes do município é possível encontrar

O artesanato é uma das formas mais espontâneas da expressão cultural de São Gonçalo do Amarante-RN. Em várias partes do município é possível encontrar uma produção artesanal diferenciada, criada de acordo com a cultura e o modo de vida local. Alguns grupos reúnem diversos artesãos da região, disponibilizando espaço para confecção, exposição e venda dos produtos artesanais e feita com matérias-primas regionais, como argila, cipó, retalhos e sisal.

No município o que mais se destacou, ao longo do tempo, foi o artesanato em argila, principalmente no distrito de Santo Antônio do Potengi, justificado pela existência de matéria-prima em abundância e também pela facilidade em adquiri-la tão próxima à localidade.

Normalmente essas peças são vendidas em feiras, exposições ou lojas de artesanato, como o Mercado de Artesanato, localizado no distrito de Santo Antônio do Potengi às margens da rodovia estadual RN-160.

Mercado Municipal do Artesanato

O Mercado Municipal do Artesanato está localizado no distrito de Santo Antônio do Potengi, e é um espaço que abriga obras autênticas do artesanato local, considerado o mais diversificado do Rio Grande do Norte, tendo grande concentração de tipologias artesanais de produções primarias como a cerâmica, cipó, palha da carnaúba, sendo estes os grandes responsáveis pelo diferencial do artesanato do município. As peças são produzidas por dezenas de pessoas, são famílias tradicionais, cujas habilidades passam de pais para filhos.

Foi construído em março de 1990, com o objetivo de apoiar a comercialização dos produtos artesanais do município. Em 2014, após uma reforma geral realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural Dona Militana, foi denominado Mercado do Artesanato Dona Neném Felipe, em homenagem à mulher que conseguiu manter a tradição da produção do Galo Branco, símbolo do folclore potiguar. É no mercado que acontece a comercialização de produtos artesanais, gerando renda e mantendo viva a tradição dessa riqueza cultural.

O Galo Branco

Em 1996 o Galo Branco foi escolhido como símbolo do folclore Norte-rio-grandense, um dos momentos mais importantes de São Gonçalo do Amarante, legitimando uma alusão do então Prefeito de Natal Djalma Maranhão que justificou a escolha em 1950 tida como festivo e lúdico, e da III Festa do Folclore Brasileiro em 1975.

O Galo Branco é criação do artesão chamado Antônio Soares que viveu em Santo Antônio do Potengi, comunidade com tradição na tipologia argila e cerâmica. O artesão Antônio Soares querendo deixar suas “quartinhas” mais atrativas para seus clientes criou um modelo no estilo de um galo feito com um barro branco, na época encontrado facilmente nos barreiros da comunidade. Incialmente possuía a função utilitária para esfriar água potável, uma espécie de “bilha” ou “quartinha”, mas foi da artesã D. Maria das Neves Felipe (D. Neném) a contribuição de tornar o Galo Branco uma peça decorativa e em cores, no formato atual, dando continuidade ao trabalho do seu mestre.

Pode-se afirmar que existem no mundo dois galos que representam o folclore regional de sua localidade, que é o Galo de Barcelos (Portugal) e no Brasil o Galo Branco de São Gonçalo do Amarante/RN.

Em 2016, foi inaugurado um monumento do Galo Branco, com 12 metros de altura, uma réplica gigante da peça decorativa do tradicional artesanato de São Gonçalo do Amarante, que foi executada pelo artista plástico Índio. O Galo Branco de Dona Neném tornou-se símbolo da cultura de São Gonçalo do Amarante/RN, a partir do Decreto nº 453, de 14 de dezembro de 2012, assinado pelo então prefeito municipal Jaime Calado Pereira dos Santos.

O Acesso

O Mercado do Artesanato Dona Neném Felipe está localizado na comunidade Santo Antônio do Potengi, em São Gonçalo do Amarante/RN. Para chegar até o local o visitante tem duas opções, seguir na RN 160 se deslocando pelo conjunto Amarante ou chegar pelo sentido contrário da RN 160 para que vem por Macaíba e pelo Centro de São Gonçalo.

 

COMENTÁRIOS