inovação aos atendimentos do autismo e reabilitação em São Gonçalo
Na tarde desta terça-feira (25), o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, visitou o Instituto Internacional de Neurociência Santos Dumont, localizado em Macaíba. Acompanhado da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Juseni Costa, e do subsecretário de Tecnologia, Ciência e Inovação, Márcio Marques, e auxiliares, o gestor que já conhece a referência de qualidade do ISD foi em busca de parcerias na área de saúde e inovação.
A comitiva da Prefeitura foi recepcionada pelo gerente do Instituto, Edgar Morya, e pelo diretor administrativo, Jovan Gadioli. O principal objetivo do encontro foi avaliar possibilidades de colaboração entre o Instituto e o Município, com o intuito de levar tecnologias e abordagens inovadoras ao Centro Especializado em Reabilitação (CER) de São Gonçalo do Amarante.
“O Instituto Santos Dumont está na vanguarda da pesquisa em neurociência no Brasil e no mundo”, destacou o prefeito Jaime Calado. “Muitos dos avanços desenvolvidos aqui podem contribuir diretamente para melhorar a qualidade de vida da nossa população, especialmente em áreas como autismo e reabilitação motora.”

Edgar Morya ressaltou a relevância da visita, lembrando que Jaime Calado esteve envolvido na luta pela implantação do Instituto no Rio Grande do Norte quando atuou como Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico. Agora, segundo Morya, abre-se uma nova oportunidade para ampliar colaborações. “Esperamos que, neste ano, possamos iniciar parcerias que levem nossas pesquisas dos laboratórios para a educação, inovação e empreendedorismo em São Gonçalo”, afirmou.
A secretária Juseni Tavares também se impressionou com o nível de complexidade e impacto das pesquisas desenvolvidas no Instituto. “Essa é uma área de grande interesse para o nosso prefeito, e tenho certeza de que as parcerias que surgirem daqui trarão benefícios concretos para nossa população”, afirmou.
Já o subsecretário Márcio Marques, responsável por articular a visita por meio de contatos com alunos e professores do Instituto, celebrou o encontro e as perspectivas de colaboração. “O nosso objetivo é transformar São Gonçalo do Amarante em um polo de inovação, e aqui encontramos grandes oportunidades para avançar nesse caminho”, concluiu.

Sobre o ISD O Instituto Internacional de Neurociências é uma organização social vinculada ao Poder Público Federal que atua desde 2006 em Macaíba (RN), desenvolvendo ensino, pesquisa e extensão voltados à neurociência e neuroengenharia. Um dos fundadores do Instituto é o renomado cientista Miguel Nicolelis.
Além de seu trabalho acadêmico e científico, o Instituto oferece atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando pacientes em reabilitação motora, com doenças neurodegenerativas (como Parkinson e Alzheimer), transtornos psiquiátricos, dificuldades cognitivas, autismo e outras condições.
Foi no Instituto Santos Dumont que pesquisadores desenvolveram o exoesqueleto que permitiu a um jovem paraplégico dar o chute inaugural na Copa do Mundo de Futebol, no dia 12 de junho de 2014, no Brasil. A demonstração, vista por mais de 1,2 bilhão de pessoas, aconteceu graças ao uso de um equipamento robótico controlado pela atividade elétrica do cérebro — tecnologia criada pelo cientista Miguel Nicolelis e uma equipe de pesquisadores do Instituto, em Macaíba.
COMENTÁRIOS