São Gonçalo do Amarante é destaque em premiação cultural na capital potiguar

São Gonçalo do Amarante é destaque em premiação cultural na capital potiguar

A comenda é uma forma de reconhecimento pelos investimentos realizados na cultura

São Gonçalo do Amarante foi um dos municípios homenageados com o Troféu Cidade Cultural 2018. O prêmio foi entregue nesta quinta-feira (21), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), em Natal.

A solenidade compõe a programação da 15ª edição do Troféu Cultura, em reconhecimento ao trabalho realizado nos diversos segmentos da arte e cultura potiguar.

A cidade que carrega a marca de ser berço da cultura popular do estado se destacou pelos investimentos e ações realizadas pela Prefeitura Municipal, através da Fundação de Cultura Dona Militana.

Em 2018, o artesanato são-gonçalense participou de inúmeras feiras e eventos locais e nacionais, sobretudo o setor ceramista. O carnaval ganhou apoio para 19 blocos e tribos de índio. A Semana Santa, com a encenação da Paixão de Cristo, também recebeu incentivo municipal. Durante os festejos juninos diversos eventos de rua, assim como o Arraiá Quatrocentão, também foram apoiados.

O Teatro Municipal registrou em média cinco eventos por semana e mais de 50 mil espectadores só em 2018. No palco foram promovidos festivais, ações de formação, recitais, mostras culturais, eventos educativos, entre outros.

Na área da música, a Banda Municipal de São Gonçalo do Amarante (BAMUSGA) se mostrou ativa, e projetos como o Musicalizando e a Semana da Música promoveram a formação e o incentivo ao setor para alunos de várias comunidades, além do Festival Bandas e Fanfarras e o Projeto Bolsa Arte.

O museu da cidade recebeu mais de 2 mil visitantes. A Biblioteca contabilizou 13.451 atendimentos em leitura, livros emprestados e acesso à internet. O Auto do Menino Jesus, a Festa do Padroeiro, os festivais e os diversos editais nos vários segmentos movimentaram a vida cultural da cidade durante todo o ano.

COMENTÁRIOS