O município de São Gonçalo do Amarante/RN conta com duas unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
O município de São Gonçalo do Amarante/RN conta com duas unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), sendo elas o CAPS II, que oferece atendimento a pacientes com transtornos mentais graves e persistentes, e o CAPS AD, responsável por fornecer atendimento a pessoas com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas.
Os CAPS são centros de atenção estratégicos que prestam serviços de saúde aberto e comunitário. Constituído por uma equipe multiprofissional, composta por assistente social, médico clínico e psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, técnico em enfermagem, farmacêutico, além de outros profissionais da área administrativa e de apoio.
CAPS II
O atendimento é direcionado para adultos com transtornos mentais e oferece diversas atividades terapêuticas como: psicoterapia, oficinas terapêuticas, acompanhamento psiquiátrico, visitas domiciliares, atividades de orientação e inclusão das famílias e atividades comunitárias. Com o intuito de amenizar e tratar crises, possibilitando que seus pacientes possam recuperar sua autonomia e sejam reinseridos nas atividades cotidianas.
O atendimento acontece em demanda livre de segunda a sexta, no horário de 7h às 12h e das 13h às 17h. A sede fica localizada na Rua Hildebrando Ribeiro, 161 – St. Antônio do Potengi.
CAPS AD
O CAPS AD – Edcarlos Gomes da Fonseca, assim como o CAPS II, possui equipe multiprofissional e oferece tratamento terapêutico individual. Atendendo a todas as faixas etárias, o centro é especializado em transtornos ocasionados pelo uso de álcool e outras drogas.
Operando na perspectiva de ressocialização, o centro não busca realizar internamento dos usuários, pelo contrário, os atendimentos acontecem durante o dia e os pacientes retornam ao convívio com suas famílias. O acesso ocorre através de demanda
O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 14h. A sede fica localizada na Rua Maria Odete de Morais, n. 22 – Novo Santo Antônio.
COMENTÁRIOS