Conheça o Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes

Conheça o Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes

O Serviço é de caráter provisório e excepcional, direcionado para crianças e adolescentes em situação de risco pessoal ou social

A Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Semtasc) é o órgão responsável pelo Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes, integrante da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do SUAS. A Unidade institucional é semelhante a uma residência, destinada ao atendimento de grupos com até 20 crianças e adolescentes.

O Serviço é de caráter provisório e excepcional para crianças e adolescentes, incluindo as portadoras de deficiências, sob medida de proteção (Art. 98 do Estatuto da Criança e do Adolescente) e em situação de risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.

Para o desenvolvimento de suas atividades, o serviço conta com espaço específico para acolhimento imediato e emergencial, com profissionais para receber o menor. A unidade atua em tempo integral enquanto realiza o estudo diagnóstico detalhado de cada situação para os encaminhamentos necessários.

O acolhimento é feito até que seja possível o retorno à família de origem ou colocação em família substituta e é organizado em consonância com os princípios, diretrizes e orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente e das “Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes”.

OBJETIVOS GERAIS:

  • Acolher e garantir proteção integral;
  • Contribuir para a prevenção do agravamento de situações de negligência, violência e ruptura de vínculos;
  • Restabelecer vínculos familiares e/ou sociais;
  • Possibilitar a convivência comunitária;
  • Promover acesso à rede socioassistencial, aos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e às demais políticas públicas setoriais;
  • Favorecer o surgimento e o desenvolvimento de aptidões, capacidades e oportunidades para que os indivíduos façam escolhas com autonomia;
  • Promover o acesso a programações culturais, de lazer, de esporte e ocupacionais internas e externas, relacionando-as a interesses, vivências, desejos e possibilidades do público.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: CRIANÇAS E ADOLESCENTES

  • Preservar vínculos com a família de origem, salvo determinação judicial em contrário;
  • Desenvolver com os adolescentes condições para a independência e o auto-cuidado.

COMENTÁRIOS