Troféu Ademilde Fonseca: iniciado concurso que irá apresentar a mais bela voz estudantil de São Gonçalo

O troféu Ademilde Fonseca carrega o nome da cantora são-gonçalense considerada a "rainha do choro"

Foi concluída na última sexta-feira (10) a primeira etapa do concurso municipal Troféu Ademilde Fonseca. Duas crianças foram eleitas as mais belas vozes estudantis da comunidade de Jardim Lola: Joilma Carvalho (1° lugar) e Maria Eduarda (2° lugar).

Os estudantes serão selecionados de acordo com o cronograma de atividades de programa Prefeitura em Movimento. Cada polo irá classificar 2 vozes. A final do concurso que irá revelar a mais bela voz infantil de São Gonçalo será realizada no fim deste ano. Também será gravado um CD com todas as vozes escolhidas. Nesta primeira fase, 11 alunos participaram da disputa.

O concurso é um projeto da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, através da Fundação de Cultura Dona Militana, em parceria com a Secretaria de Educação (SME).

Ademilde Fonseca

Ademilde Fonseca Delfino nasceu na localidade de Pirituba, São Gonçalo do Amarante/RN, em 4 de março de 1921. Suas interpretações a consagraram como a maior intérprete do choro cantado, sendo considerada a “Rainha do choro”.

Desde criança gostava de cantar. Ainda na adolescência, começou a se interessar pelas serestas e travou conhecimento com músicos locais.

Pouco mais tarde se casou com um desses seresteiros, Naldimar Gedeão Delfino. Com ele se mudou para o Rio de Janeiro em 1941.

Seus seis discos venderam mais de meio milhão de cópias. Ela ainda atuou muitos anos nas rádios Tupi e Nacional. Além de fazer sucesso no Brasil, regravou grandes sucessos internacionais e se apresentou em outros países.

Ela é considerada a criadora do choro cantado e também foi a primeira cantora nordestina a encantar o país com esse gênero. Ademilde faleceu no Rio de Janeiro, em 2012, aos 91 anos de idade.

Fonte: O Globo