São Gonçalo já vacinou 9 mil animais contra a raiva

Secretaria Municipal de Saúde está agendando para 07 de outubro o Dia D de vacinação

A prefeitura de São Gonçalo do Amarante iniciou no dia 23 de julho a Campanha de Vacinação Antirrábica 2017 e, já tendo concluído a cobertura de toda a zona rural, se concentra agora na zona urbana municipal. Por isso, além do trabalho casa a casa que foi iniciado nos quarteirões mais distantes, a Secretaria Municipal de Saúde está agendando para o sábado, dia 07 de outubro, o Dia D de vacinação em pontos estratégicos da cidade.

Segundo o coordenador de Vigilância em Saúde, Vicente Maurício, já foram vacinados gratuitamente aproximadamente 9 mil cães e gatos, 50% do previsto, já que a meta é imunizar 18 mil animais até 7 de outubro, data que encerra a campanha 2017. Serão disponibilizados 25 postos de vacinação no dia de mutirão (divulgaremos os locais nos próximos dias), funcionando das oito da manhã até às cinco da tarde.

IMPORTANTE
A doença é causada por um vírus que acomete os mamíferos, como cães e gatos, dentre outros, e também pode ser transmitida ao homem por meio de mordidas, arranhões, unhadas ou lambidas de animais contaminados. E pode, inclusive, matar humanos.

Para a vacinação, recomenda-se levar os cães contidos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem ser levados em gaiolas, transportadores, enrolados em mantas ou em sacos. Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos. As cadelas e gatas prenhas também devem tomar a vacina.