São Gonçalo é a única cidade da Grande Natal a manter o Proerd nas escolas

Manter as crianças e adolescentes longe das drogas, oferecer orientações básicas de segurança pessoal e de como evitar situações de risco são algumas das atividades desenvolvidas no Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas –, parceria entre Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante/RN, através da Secretaria Municipal de Defesa Social, e o Comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.
Na manhã desta quarta-feira, 29, o município realizou mais uma formatura do programa. Cerca de 1.900 alunos do ensino infantil e adolescentes e jovens do 6° ao 9° ano do fundamental participaram da cerimônia que aconteceu no Ginásio Poliesportivo Lourival Florêncio de Morais, no Amarante.
“Neste momento em que o país enfrenta grandes problemas na segurança pública, São Gonçalo tem feito investimentos na educação de seus jovens, para que eles possam trilhar um caminho de sucesso, longe das drogas e da violência. E o Proerd é de extrema relevância nesse serviço de segurança pública. Vale destacar que somos o único município da Grande Natal a manter o programa nas escolas, educando e orientando nossos alunos”, destaca João Eider, secretário municipal de Defesa Social.
Em oito de Proerd em São Gonçalo, mais de 22 mil estudantes, como também pais e responsáveis foram beneficiados com as orientações. A coordenação no município é do sargento Luzenildo. “Parabenizo o gestor municipal, Paulinho, pela iniciativa de apoiar esse programa que é muito importante para a busca de uma sociedade de paz”, ressalta o sargento.
Sobre o Proerd
O Proerd é um projeto no qual os policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio (livro de estudante, camiseta e diploma) desenvolvem um curso de prevenção às drogas e à violência nas escolas. O projeto conta com quatro currículos: Proerd para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; Proerd para 5º ano do ensino fundamental; Proerd para 7º ano do ensino fundamental; e Proerd para Pais/Responsáveis.