São Gonçalo é um dos destaques da FIART 2020

Com apoio do município, através da Fundação de Cultura Dona Militana, diversos artesãos e grupos culturais de São Gonçalo do Amarante se destacam dentro da programação da 25ª edição da Feira

A 25ª edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart) contará, mais uma vez, com produtos, apresentações e seminários produzidos pelos são-gonçalenses. O tema da Feira deste ano aborda a “Inspiração e Arte, Negócios e Tradição”, atraindo um público estimado de 50 mil visitantes para o Centro de Convenções, em Natal, entre os dias 24 de janeiro e 02 de fevereiro.

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, reforçando o apoio dado nos anos anteriores, adquiriu 36 stands padronizados, com 9mcada, para que os artesãos do município possam exibir e comercializar seus produtos durante os 10 dias de evento. O valor total investido, através da Fundação de Cultura Dona Militana, é de R$ 13.680. “A iniciativa gera renda para os nossos artesãos e mais visibilidade do artesanato da nossa cidade”, destaca Miris Oliveira, presidente da Fundação.

Além dos produtos, a cultura do município também se destacará durante a Fiart com as apresentações da Banda Municipal de São Gonçalo do Amarante (BAMUSGA), Bambelô da Alegria, Boi Calemba Pintadinho e Congos de Combate.

Foto: Canindé Soares

Dentro da programação da Feira, alguns artistas do “berço da cultura popular” irão repassar ensinamentos e debater sobre assuntos ligados ao artesanato e o nosso folclore, como o Curso de Modelagem do Galo Branco e Pintura e Cerâmica, ministrados pela artesã Maria Lúcia e o artesão Zé Santana (O Rei do Barro). Além disso, o mestre do grupo Congos de Combate, Gláucio Teixeria, será um dos palestrantes convidados do Seminário de Folclore: Painel Raízes e Contemporaneidade. Gláucio também mediará o debate sobre Manifestação da Identidade Popular.

Confira outras informações sobre a Fiart no site oficial do evento: https://feirafiart.com.br/