Saindo da rotina: crianças e adolescentes com necessidades especiais participam de passeio promovido pela Prefeitura de São Gonçalo

As crianças e jovens puderam conhecer a Lagoa do Carcará, em Nísia Floresta.

A quinta-feira de mais de 100 crianças e adolescentes com algum tipo de necessidade especial tinha tudo para ser mais um dia comum: exames, consultas, visitas a médicos, psicólogos e demais atividades rotineiras. Porém, o que se viu foram crianças repletas de sorrisos e cheias de disposição para curtir mais um dos passeios, dessa vez para a lagoa do Carcará, promovidos pela Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria Municipal do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Semipd).

O sentimento de reconhecimento como pertencente àquele grupo, era visível. Não como se fossem excluídos, mas como se cada um se reconhecesse, diante de pessoas que enfrentam diariamente as mesmas dificuldades que a sociedade os impõe, e por algumas horas pudessem esquecê-las.

Dona Lucimar Aciole, destaca justamente esse sentimento de pertença ao falar da importância dos passeios para o filho Edvan Medeiros (Juninho), que têm Síndrome de Down. “O primeiro evento que participamos na secretaria foi o encontro ‘Eu sou especial’. Nesse dia, meu filho se reconheceu como Down e fez questão de dizer “Eu sou down”. E desde então ele, que era um pouco introvertido, passou a querer sair e estar mais com as pessoas. Esse passeio é muito importante para que ele continue cultivando esses laços que estabeleceu”, disse.

Além da socialização e do lazer, os encontros fortalecem vínculos com as famílias. Segundo Emília Maia, secretária da Semipd, a intenção é justamente essa, promover boas e produtivas experiências. “Essas crianças e adolescentes tem uma rotina com muitas consultas e visitas a hospitais. Esses encontros, além de tirá-los da rotina, fortalecem os laços com as pessoas que estão com eles diariamente”, lembrou.

Os passeios acontecem de forma articulada com o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) e Espaço Cultural Anjo Azul. O coordenador do espaço Anjo Azul, Josenildo Campos, fala do quão valiosas são essas iniciativas. “Para muitos, isso aqui pode parecer insignificante, mas não fazem ideia da grandeza desse momento para essas pessoas tão especiais e que merecem todo nosso cuidado e respeito”, destacou.

Além do passeio para crianças e adolescentes, a SEMIPD promove ainda passeios para os idosos do município.