Projeto Travessia de Ritmos realiza ação em São Gonçalo

O projeto propõe o livre acesso à cultura popular, promovendo a troca de saberes e o fortalecimento da identidade potiguar e da rede cultural do estado. No próximo domingo (02), a Kombi irá estacionar na Praça Senador Dinarte Mariz, no Centro de São Gonçalo do Amarante, apresentando o musical "Komboio do Sol", às 20h30.

No próximo domingo (2), a Kombi do projeto Travessia de Ritmos irá estacionar na Praça Senador Dinarte Mariz, no Centro de São Gonçalo do Amarante, com o musical “Komboio do Sol”, às 20h30.

Por meio da arte, tecnologia e inovação social, o projeto – idealizado pelos artistas potiguares Zeca Santos e Rafaela Brito – propõe o livre acesso à cultura popular, promovendo a troca de saberes e o fortalecimento da identidade potiguar e da rede cultural do estado.

A Kombi do Projeto é um palco móvel adaptado com som, luz e energia solar, e homenageia mulheres que são fonte de inspiração, resiliência e resistência: Dona Militana (cancioneira e romancista), Dona Maria de Lourdes (rendeira de bilro mais antiga do estado) e Auta de Sousa (poetisa) que ultrapassaram os limites de seu tempo e espaço, representando a memória viva do Rio Grande do Norte.

São Gonçalo do Amarante foi escolhida como sede nesta primeira etapa do projeto, por ser considerada berço cultural e que ainda resiste e dissemina a rica tradição de seus ritmos como bambelô, congos e boi, através de seus mestres de tradição, brincantes da cultura popular, e outros grupos que representam a sabedoria tradicional, além de contar com artistas plásticos e artesãos, que durante todo o ano produzem eventos que alimentam a cadeia produtiva local.

A partir da criação de uma rede de artistas, moradores e colaboradores, a plataforma proporcionará uma maior visibilidade das ações territoriais, promovendo a convivência comunitária, incentivando o respeito entre gerações (mestres e participantes) e despertando o amor pelo território.

O Komboio do Sol, conta com os atores-cantores Dudu Galvão, Lysia Condé, David Henrique, Iris lima, Silvana Martins e Zeca Santos. O Musical tem trilha sonora do músico potiguar Tico da Costa, texto de Henrique Fontes, cenografia de Irapuan Júnior, direção Doc Câmara, direção musical Jubileu Filho e produção geral Arribaçã Produções.

O Projeto Travessia de Ritmos tem patrocínio da COSERN e do Governo do Estado, através da Lei Estadual Câmara Cascudo; e apoio da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, através da Fundação de Cultura Dona Militana, SEBRAE-RN, Shopping Cidade Jardim, ONG Baobá e COPEGAM (Coordenadoria Permanente de Gestão Ambiental do Tribunal de Justiça).

Fonte: Papo de Cultura