Prefeitura de São Gonçalo realiza vacinação contra Febre Aftosa e Brucelose

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Agrário (Semada), e do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN), deu início a 2ª etapa de vacinação do rebanho bovino contra a febre aftosa e também contra a brucelose no município.

Nesta terça-feira (26), a vacinação está acontecendo em Igreja Nova e Chã do Moreno. Na quarta, dia 27, serão beneficiadas as comunidades Uruaçu, Pajuçara e Jacaraú. Já na quinta (28), Barreiros e Santo Antônio Do Potengi, e na sexta (29), Belo Horizonte.

Nessa etapa da vacinação, apenas os animais de 0 a 24 meses (2 anos) podem ser vacinados contra a Aftosa. Já em relação a Brucelose, apenas as fêmeas de 3 a 8 meses podem receber a vacina. Cerca de 510 doses de vacinas foram adquiridas pela Prefeitura para imunizar rebanhos dos criadores de pequeno porte.

Os criadores que possuem animais acima de 2 anos, com cadastro no IDIARN, vacinaram o rebanho na primeira etapa desse ano. Esses devem procurar a Semada para emissão de declaração do gado, bem como os criadores de grande e médio porte, que precisam declarar a vacinação do rebanho até o dia 15 de dezembro.

Tanto a Febre Aftosa quanto a Brucelose são doenças infeciosas, que além de causarem sérios problemas nos animais, provocam também desastres econômicos, uma vez que elas influenciam diretamente na produção de leite e reprodução do rebanho, sendo necessário, na maioria dos casos, o sacrifício do animal infectado.