Prefeitura de São Gonçalo realiza 7ª Conferência Municipal de Saúde

Com o tema “Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”, encontro avaliou propostas para melhoria da saúde pública no município

Na manhã desta quinta-feira (11), a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, através da Secretaria Municipal de Saúde(SMS), deu início aos trabalhos da 7ª Conferência Municipal de Saúde. O evento, que aconteceu entre dias 11 e 12 no Teatro Municipal, contou com a presença de profissionais e usuários da saúde pública do município, além de autoridades que avaliaram a situação dos serviços prestados e apresentaram diretrizes para a formulação da política de saúde.

Este ano, a equipe da SMS realizou trinta pré-conferências em diversos bairros e comunidades de São Gonçalo do Amarante. Segundo Jalmir Simões, secretário de Saúde do município, isso foi feito com o intuito de manter uma aproximação com os usuários no local considerado porta de entrada para a saúde pública, as Unidade Básicas de Saúde (UBS). “Fizemos questão de realizar essas pré-conferências para que possamos entender e elaborar políticas públicas que melhor atendam esses usuários, uma vez que ter acesso à saúde pública é um direito”, disse. Em sua fala de abertura, Jalmir também fez uma prestação de contas, apresentando o que foi realizado desde a última conferência, onde diversas metas foram colocadas.

O prefeito Paulo Emídio (Paulinho) esteve presente durante a 7ª Conferência e destacou a relevância dos profissionais da saúde e ressaltou a importância no trabalho de acolhimento dos usuários, a começar pelo primeiro contato, realizado na UBS.

Durante a Conferência, São Gonçalo elegeu 20 delegados e seus suplentes. Dentre os representantes, foram selecionados 10 delegados do segmento dos usuários, 5 do segmento de trabalhadores da saúde e 5 delegados pela Gestão para participar da Conferência Estadual de Saúde, que será realizada em junho. Ao todo, a Conferência contou com 200 participantes