Prefeitura de São Gonçalo incentiva retomada da cajucultura no município

Com o intuito de fortalecer a produção rural, a Prefeitura de São Gonçalo segue transformando a paisagem no campo. Em parceria com a EMATER-RN, foram entregues 1000 mudas para o plantio de caju. O intuito é reavivar a cultura da produção do fruto no município. Ao todo, serão entregues 19 mil mudas aos agricultores familiares e pequenos produtores com áreas disponíveis para o plantio.

O fortalecimento da cajucultura vem sendo feito com recursos próprios do município, junto com a EMATER− que fornece assistência técnica aos beneficiários. Nessa primeira etapa, oito produtores foram beneficiados com as mudas entregues. Um deles é o seu Gabriel Rêgo, 55, morador de Olho D’agua do Chapéu.

Chegamos na propriedade de seu Gabriel na última quinta-feira (8), dia em que ele iniciou o plantio. Satisfeito, ele nos conta que que não é a primeira vez que recebe o incentivo da prefeitura e que também já foi beneficiado com a distribuição de sementes. “Estou muito contente com entrega dessas mudas de caju, espero que nos renda bons frutos e que renda por muitos anos”, disse.

O trabalho com os agricultores é realizado através da Secretaria Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Agrário (Semada), que possui outros incentivos para os produtores, como o corte de terra e a distribuição de sementes.