Outubro Rosa: apesar de raro, câncer de mama também pode atingir homens

Outubro Rosa: apesar de raro, câncer de mama também pode atingir homens

Chances de cura podem chegar a 100% quando a doença é diagnosticada em seu estágio inicial

Estamos no Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama. E, embora mais frequente entre as mulheres, esse tipo de câncer pode acometer também em homens. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 1% dos casos da doença atingem as pessoas do sexo masculino. Ou seja, de cada 100 pacientes com câncer de mama, um é homem.

Os sintomas nos homens são semelhantes ao sentidos pelas mulheres: dor, crescimento de nódulos em uma das mamas, crescimento de linfonodos nas axilas (íngua), enrugamento ou retração da pele em torno do mamilo.

As chances de cura podem chegar a 100% quando a doença é diagnostica em estágio inicial, mas esse diagnóstico acaba encontrando alguns entraves em decorrência de alguns fatores, como lembra o médico da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo, Dr. Assis: “O que dificulta o diagnóstico nesses casos é justamente a baixa procura por parte dos homens quando sentem alguns dos sintomas. Qualquer crescimento de nódulo ou dor no mamilo já caracteriza a necessidade de procura por uma Unidade Básica de Saúde para que se realize os encaminhamentos necessários a um especialista”. Dr. Assis lembrou ainda que é muito raro esse tipo de câncer acometer homens, e que no município não há registro de nenhum caso.

O diagnóstico da doença é feito a partir da retirada de fragmentos do nódulo e exame laboratorial. O tratamento depende do tipo e estágio em que se encontra o câncer, podendo ser feito cirurgia, radioterapia ou a quimioterapia. A demora para descobrir a doença pode dificultar esse tratamento.

Alguns fatores de risco que podem ser sinais de alerta: histórico de câncer de mama na família, mesmo em mulheres problemas no fígado e obesidade. Fique alerta e procure uma Unidade de Saúde se identificar algum dos sintomas.

COMENTÁRIOS