(N)Atividade: conheça o futsal juvenil são-gonçalense

A Associação Desportiva do Projeto Social Vencendo Desafios (ADPSVD) já atua há mais de 23 anos apoiando o futsal municipal

Semelhante ao futebol de campo, o futebol de salão ou futsal (como é conhecido) surgiu por volta de 1930, no Uruguai, com o professor de educação física Juan Carlos Ceriani Gravier. Na época, esse esporte recebeu o nome de Indoor Football, que na tradução literal significa “futebol no interior”.

No Brasil, a modalidade foi introduzida em 1935, pouco tempo depois de sua criação no país vizinho. Ainda no início, o futsal contava com sete jogadores por equipe, o que representava 14 jogadores em quadra. Hoje em dia, o número de jogadores foi reduzido para dez, no total.

Com o passar dos anos, o futsal foi ganhando cada vez mais notoriedade e novos adeptos. Surgiram também as diversas federações em todos os estados brasileiros, sendo a primeira no Rio de Janeiro, em 1954. Além da Confederação Brasileira de Futsal, órgão ligado a FIFA.

Vamos conhecer agora um pouco sobre a prática da modalidade pelos jovens do nosso município:

A Associação Desportiva do Projeto Social Vencendo Desafios (ADPSVD) já atua há mais de 23 anos no Bairro Golandim e é um dos projetos parceiros do futsal em São Gonçalo. Durante esse tempo, mais de 3.000 jovens entre 08 e 17 anos já passaram pela associação, que além do futsal, ainda desenvolve atividades culturais e recreativas.

Em 2017, essa galerinha foi campeã municipal sub 9 e sub 14, o que traz muita alegria e satisfação para Dona Elza, que é professora e idealizadora do projeto. “A sensação de vê-los como campeões é indescritível. Este projeto é a razão da minha vida. Essas crianças e jovens, hoje, são os filhos que eu não tive. Trabalho 24h pensando nesse projeto. Eu amo o que faço e vivo o que faço a cada dia e a cada momento”, afirma.

O projeto acontece em parceria com as Secretarias Municipais de Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL) e Trabalho e Assistência Social (SEMTASC).