Lugares de Charme: São Gonçalo ganha espaço de valorização cultural e arte colonial

Conheça a primeira loja café colonial em um prédio tricentenário do Brasil

Considerado berço da cultura popular do Rio Grande do Norte, a cidade de São Gonçalo do Amarante/RN ganhou na tarde de ontem (15) um espaço colaborativo para valorização dos artistas e da história da cidade. A loja, café colonial e espaço colaborativo ‘São’, que faz referência ao nome da cidade e ao seu patrono, São Benedito, nasceu através de parceria entre a Prefeitura Municipal, Sebrae e Paróquia de São Gonçalo.

A instalação do espaço em um prédio tricentenário tombado pelo IPHAN, a Igreja Matriz de São Gonçalo, é seu grande diferencial, e faz da cidade a primeira do Brasil a oferecer este tipo de atividade em um dos principais monumentos históricos do município. A loja preserva os elementos já existentes, sem prejudicar sua arquitetura. O local foi tombado em 1963.

O ‘São’ vai contar com peças de artesanato produzidas por 32 artesãos são-gonçalenses. Além disso, o espaço pretende resgatar e preservar todo o legado histórico e cultural da cidade. Gastronomia e exposição de obras exclusivas também integram o projeto.

A inauguração da loja é uma das ações do projeto “Lugares de Charme”, em desenvolvimento no município desde 2019, em parceria com Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.