Equipe do NASF realiza encontro com grupo de mulheres em São Gonçalo

Equipe do NASF realiza encontro com grupo de mulheres em São Gonçalo

O NASF oferece atendimento em várias comunidades e de acordo com a demanda do município. Para ter acesso aos serviços do Núcleo de Apoio é necessário um encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS)

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF – Ab), que tem como objetivo dar suporte às equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) realiza ações periódicas com o intuito de prestar serviços de prevenção e promoção da saúde aos são-gonçalenses. Priorizando atendimentos compartilhados, o NASF proporcionou mais um encontro com o grupo de mulheres do município.

Os encontros abordam diferentes temas a cada semana. O último encontro, realizado em 20 de setembro, teve como foco os psicotrópicos (substâncias químicas que atuam principalmente no sistema nervoso central). A farmacêutica Cátia Maria Cabral, a fonoaudióloga Bruna Suelen e a fisioterapeuta Isabel Farias foram as responsáveis por guiar a roda de conversa e prestar o atendimento.

As práticas aplicadas pelas profissionais são: relaxamento, auricoloterapia, oficinas de massagem, meditação, dança circular e as pics (praticas interativas e complementares) que auxiliam no tratamento de diversas doenças de cunho físico e psicológico. Durante as atividades, as mulheres são incentivadas a falar livremente sobre seus casos e recebem ainda recomendações sobre o uso correto de medicamentos e sua interação no organismo. 

A fonoaudióloga Bruna Suelen afirma: “Algumas das participantes não usam os psicotrópicos, mas este é justamente um espaço para falar sobre essas escolhas; é um encontro terapêutico. O grupo que começou com apenas seis pessoas, hoje é muito procurado e temos boa adesão”.

O NASF fornece atendimentos em várias comunidades e de acordo com a demanda do município. Para ter acesso aos serviços do Núcleo de Apoio é necessário um encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS).

COMENTÁRIOS