Educação: alunos da rede municipal participam de aula de campo em Macaíba

Durante a visita, os adolescentes puderam conhecer o sistema de criação e comercialização do setor de aquicultura da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ)

Na última quinta-feira (09) estudantes da Escola Municipal Alfredo Mesquita Filho, localizada na comunidade de Alagadiço Grande, realizaram visita técnica ao setor de aquicultura – responsável pelas técnicas de cultivo e reprodução de peixes, algas, crustáceos ou moluscos -, da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), em Macaíba; instituto integrado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A atividade busca integração entre teórica e prática, para que os alunos possam assimilar de maneira eficaz os assuntos apresentados em sala durante o semestre. “As aulas práticas funcionam como uma espécie de catalisador para conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, já que esse tipo de vivência facilita o aprendizado. Dessa maneira, os alunos terão acesso a uma educação mais completa, envolvente, marcante e duradoura. Despertando ainda o eventual interesse em ingressar na escola agrícola”, revela Tony Almeida, diretor da escola municipal.

Durante a aula de campo, os 60 alunos, do 6° e 7° ano, puderam observar modelos de criação de peixes, jacarés, rãs e camarões em cativeiro. Aprenderam ainda como gerenciar todas as etapas da industrialização da pesca, desde a produção de alevinos (estágio embrionário dos peixes) até a etapa de processamento. E ainda receberam orientações sobre como comercializar e distribuir os produtos, buscando minimizar os impactos da atividade sobre o meio ambiente.

A atividade externa faz parte do planejamento acadêmico idealizado pela direção e coordenação da Escola Alfredo Mesquita, que funciona em tempo integral. A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante mantém parcerias com a UFRN, IFRN e Marinha do Brasil para a realização de projetos na área da educação municipal.