Crônicas são-gonçalenses: histórias de Pajuçara

Crônicas são-gonçalenses: histórias de Pajuçara

Conheça a história do Seu Di Cor

Há quase 30 anos nasceu o restaurante Deghust, do Sr. João Aureliano (Di cor); um dos pontos mais requisitado por turistas e apreciadores da culinária de Pajuçara. Pai de 7 filhos, o seu Di Cor trabalhava com a pesca e mantinha um pequeno estabelecimento onde vendia o seu pescado para sustentar a família. 

Certo dia, aceitando o conselho de um amigo, o pescador resolveu utilizar seu pescado em pratos e vendê-los. O primeiro prato a ser feito e servido no lugar que viria a se tornar o Deghust, foi o camarão ao alho e óleo. No início, o prato não foi muito apreciado, mas com um pouco de persistência, a iguaria começou a ser vendida com maior frequência. Com o aumento na variedade do cardápio e o maior número de clientes, o seu Di Cor largou a pesca pois o comércio seria o suficientes para manter sua família.

Atualmente, o restaurante não se resume apenas a fonte de renda do seu João, mas também representa o trabalho de 3 dos seus 7 filhos, o Alcino, o Adailson e a Adilma. Tendo como carro chef o pirão de camarão, o Deghust recebe muitos turistas nos primeiros meses do ano e clientes da região na baixa temporada. Os pratos mais procurados são: Camarão a milanesa, filé de camarão e pirão do camarão.

E falando em pirão de camarão…

Durante a conversa, o Di Cor gentilmente  compartilhou a receita de um dos maiores sucessos do seu restaurante. Confere ai:

Receita de pirão de camarão

Ingredientes para o preparo do caldo:

*Leite de coco fresco

*Tomate

*Cebola

*Pimentão

*Pimenta

*Sal

*Colorau

*Camarão

Preparo:

Com o caldo pronto, para fazer o pirão é necessário apenas adicionar a farinha de mandioca até o caldo ganhar a consistência certa de um pirão. Pirão de camarão pronto e a iguaria está pronta para ser servida. 

E ai, vai ficar só na vontade?

COMENTÁRIOS