Crianças da Educação Infantil entregam Carta ao secretário de Educação

Alunos da Escola Municipal Luís de França Lima tiveram uma experiência diferente na terça

Alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Luís de França Lima tiveram uma experiência diferente na manhã da última terça-feira (10). Acompanhados de pais e educadores infantis, eles visitaram a Secretaria Municipal de Educação – SME de São Gonçalo do Amarante/RN – onde entregaram ao secretário Abel Soares Ferreira e à coordenadora, Cristina, cartas produzidas coletivamente.

Os documentos, fazendo reivindicações de brinquedos e jogos, fizeram parte de uma atividade extra-classe, que compõe uma seqüência de atividades realizadas a partir do projeto Práticas de letramento na Educação Infantil, idealizado pelas educadoras Nitalma das Chagas, Elizama Bezerra, Fabiana Andrade e Gleice Ferreira.

Segundo explicam, a utilização do gênero Carta faz parte das orientações dadas pela coordenação da Educação Infantil, nas quais o trabalho com leitura e escrita já priorize os gêneros textuais. O trabalho teve por objetivo aproximar as crianças dos diversos gêneros textuais, garantindo a estas o direito de expressar suas necessidades e desejos, e, ainda, observar a compreensão das crianças de 4 e 5 anos de idade no que se refere à função social da escrita.

O secretário Abel Neto ficou feliz com a visita e disse que para ele foi uma honra participar desse projeto, comprometendo-se com as crianças a analisar tais pedidos. “Parabenizamos a todos os envolvidos na iniciativa de proporcionarem as crianças pequenas oportunidades de conhecerem outros espaços e assim ressignificarem saberes”, disse o gestor. Ao saírem da SME, seguiram roteiro de visitas aos Correios e ao Museu Municipal Séphora Bezerra.