Conheça as atribuições do CREAS

Conheça as atribuições do CREAS

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados

Responsável pela orientação e prestação de serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos com direitos violados, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública que faz parte do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Através do CREAS são oferecidos, de forma continuada, serviços de proteção social especial de média complexidade.

Em São Gonçalo, o serviço conta com uma equipe multiprofissional nas áreas da psicologia, assistência social, artes e assessoria jurídica. Esses profissionais atuam, sobretudo, na garantia dos direitos dos indivíduos em situação de vulnerabilidade como violência física, psicológica ou verbal; negligência; violência sexual; abuso sexual e/ou exploração sexual; afastamento do convívio familiar devido a diversos fatores; e diversas outras formas de violação.

Entre as ações e atividades desenvolvidas pelo CREAS estão a acolhida e escuta individual e/ou familiar, acompanhamento psicossocial e jurídico, encaminhamentos para redes de serviços locais, o atendimento e acompanhamento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em aberto (prestação de serviço à comunidade e liberdade assistida), oferecendo práticas culturais através de oficinas de artes, além das atividades do grupo reflexivo Reconstruir, que funciona em parceria com o Ministério Público. O grupo é destinado a homens que estejam cumprindo decisão por violência doméstica, encaminhados pelo judiciário.

As demandas ao Centro podem acontecer de diversas formas. Através de demanda espontânea, encaminhamento da rede socioasssitencial ou através de outras políticas públicas, como encaminhamento do Sistema de Garantias de Direitos por meio dos números do Disque 100, do 180, pelo Poder Judiciário ou pelo Ministério Público.

 

Endereço do CREAS: Rua Gonçalo Pinheiro, 121, Centro- São Gonçalo do Amarante/ RN

Telefone: (84) 2378-3748

COMENTÁRIOS