CAPS-AD: saiba como funciona o atendimento aos usuários

CAPS-AD: saiba como funciona o atendimento aos usuários

O Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPS-AD) é direcionado à comunidade de São Gonçalo do Amarante com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas

O Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD) é direcionado à comunidade de São Gonçalo do Amarante com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas.

O acesso ao CAPS AD – Edcarlos Gomes da Fonseca ocorre através de demanda espontânea, sem agendamento prévio ou mesmo por encaminhamentos da rede de serviços de saúde (unidades básicas de saúde, hospitais e ambulatórios), da rede de assistência social, justiça ou conselho tutelar. O centro busca desconstruir a idéia de um ambiente hospitalar tradicional e também reinserir os usuários na sociedade. Nessa perspectiva de ressocialização, o CAPS-AD não tem a função de realizar internamento dos usuários, pelo contrário, os atendimentos acontecem durante o dia e os usuários retornam ao convívio com suas famílias.

Segundo a diretora da unidade, Geíza Cavalcante, diferentes planos de ação são traçados pela equipe. “Não buscamos manter os usuários entre quatros paredes durante todo tempo. Nós queremos que as pessoas conheçam a unidade, mas que também sintam segurança quanto a sua liberdade”. A diretora destacou ainda que é muito importante o apoio das Equipes de Saúde da Família, dos órgãos de proteção como CREAS, além de outros órgãos públicos para que o trabalho aconteça em conjunto.

A unidade do CAPS tem uma estrutura nova e foi recentemente inaugurada.

COMENTÁRIOS