Auto do Santo Gonçalo: Prefeitura Municipal promove espetáculo sobre a história do padroeiro da cidade

Encenação será realizada nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro

Pelo Segundo ano consecutivo, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Fundação Cultural Dona Militana, irá promover a encenação do “Auto do Santo Gonçalo”. O espetáculo vai remontar a história do santo padroeiro da cidade na forma de teatro musical, misturando elementos da cultura popular da cidade.

O auto gira em torno de duas personalidades. Por um lado, o caráter religioso de Gonçalo e Flora, moça que por acidente chega a Amarante, e a personalidade profana e lasciva de Antônio, sobrinho de Gonçalo, que é encarregado de cuidar dos fiéis na ausência do frei.  A partir do desejo não correspondido de Antônio por Flora, surge o conflito da trama, possibilitado ainda mais pela ausência de Gonçalo na cidade, devido a uma peregrinação. Durante esse período, Antônio forja a morte de Gonçalo e isola os fiéis no outro lado do Tâmega, destruindo a ponte. É a construção de uma nova ponte, através de um milagre atribuído a Nossa Senhora, que marca o reencontro dos fiéis com a cidade e a igreja.

A direção-geral do auto é do artista são-gonçalense Gleydson Almeida, que destaca a importância da encenação para a cidade ‘berço da cultura popular do estado’. “O auto vem para fortalecer nossa cultura e entrar para o calendário cultural da cidade. Resgatando o sentimento de união e fé no poder da arte”, disse. Gleydson lembra ainda que o espetáculo é desenvolvido em quase sua totalidade por pessoas da cidade, selecionadas por meio de audição. O texto e a trilha sonora são do músico Danilo Guanais, professor de música da UFRN, com mais de três décadas de carreira.

As apresentações acontecem nos próximos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro, no patamar da Igreja Matriz de São Gonçalo, no Centro da cidade, a partir das 20h.