Fieis se reúnem no Monumento dos Mártires pra assistir Canonização

No próximo domingo, 15 de outubro, os Mártires do Rio Grande do Norte serão santificados pelo Papa Francisco, no Vaticano, em Roma. A cerimônia de canonização terá uma programação extensa com transmissão ao vivo no Monumento, em Uruaçu.

A Santa Missa com rito de Canonização iniciará às 10h15 horário de Roma, e 5h15 horário de Brasília. O Pontífice canonizará os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e 27 companheiros leigos, na Praça de São Pedro, com participação das maiores autoridades políticas e eclesiásticas de todo o Brasil.
A programação começará com uma vigília na véspera da santificação, no Santuário, em São Gonçalo.

Confira a programação do evento.

Em show, Adriana Arydes parabeniza prefeito pelo apoio à celebração dos Mártires

São Gonçalo do Amarante/RN recebeu milhares de fiéis neste feriado dos padroeiros do Rio Grande do Norte, dia 3, para a celebração dos Protomártires do Brasil, que no próximo dia 15 de outubro serão santificados pelo Papa Francisco, em Roma.

Com mais de 12 horas de programação, a Festa no Monumento aos Mártires, em Uruaçu, iniciou bem cedo, às 6h desta terça-feira, recebendo romeiros e visitantes de todas as regiões do RN e estados vizinhos.

Já passava das 16h quando a cantora Adriana Arydes subiu ao palco para cantar seus sucessos – momento mais aguardado pelo público presente. Um deles foi “Qual é a Chave”, que emocionou a multidão.A cantora parabenizou o prefeito Paulinho pela oportunidade e acolhida “nesse grande evento que fortalece a fé do povo católico e celebra os mártires”.

Paulinho, por  sua vez, se disse orgulhoso em participar desse momento e agradeceu a todos os parceiros que uniram forças para o evento acontecer, entre eles o Governo do Estado e Arquidiocese. “Faremos de tudo para preparar o município e moradores no sentindo de abraçarmos os peregrinos do mundo inteiro que virão até aqui nos visitar”, afirmou Paulinho.

O gestor finalizou seu discurso dizendo: “E, de braços abertos para agradecer e acolher; para reverenciar e celebrar, saúdo o maior acontecimento católico da história potiguar e um dos mais significativos da Igreja Católica no mundo: a canonização dos Protomártires do Brasil”.

Também participaram da celebração o governador Robinson Faria e a primeira-dama Julianne Faria, deputados estaduais Marcia Maia e José Dias, prefeito de São Fernando, Polion Maia, vice-prefeito de São Gonçalo, Eraldo Paiva, ex-prefeito Jaime Calado, vereadores municipais e secretários.

Moto Romaria surpreende com mais de 3 mil participantes

Evento tradicional dos festejos dos Mártires de Ururaçu, a Moto Romaria chegou à 17ª edição neste domingo (01), reunindo mais de 3 mil pessoas, cerca de mil motociclistas a mais do que no ano anterior. Considerado o maior passeio motociclistico do Rio Grande do Norte, o evento que homanegeia os Protomártires do Brasil surpreende às vésperas da primeira santificação de martires do país, que acontecerá no dia 15 em Roma, com participação de autoridades politicas e eclesiasticas.

A saída ocorreu da Paróquia Santuário dos Mártires, em Natal, com a imagem de Nossa Senhora de Fátima à frente e finalizou no Monumento aos Mártires, na comunidade de Uruaçu, São Gonçalo do Amarante. Durante o percurso, os romeiros rezaram e cantaram. Os motociclistas foram acompanhados por batedores da Policia Rodoviaria Federal e Policia Rodoviaria Estadual, mantendo a segurança dos participantes.

Feriado dos Mártires terá mais de 12 horas de programação em São Gonçalo

Os fiéis dos padroeiros do Rio Grande do Norte – os mártires de Cunhaú e Uruaçu – terão uma extensa programação no feriado desta terça-feira, dia 3, em todo o estado e em especial em São Gonçalo do Amarante, onde morreram 27 dos 30 protomártires do Brasil. Às vésperas da canonização pelo Vaticano, que acontecerá no dia 15 em Roma, a Arquidiocese de Natal, com apoios da prefeitura do município e do governo do estado, organizam mais de 12 horas de eventos na cidade.

A programação especial iniciará às 6h com uma romaria saindo da Igreja Matriz de São Gonçalo, com destino ao Monumento dos Mártires, na comunidade de Uruaçu. Na parte da manhã, serão celebradas três missas: às 7h (Padre André Martins), às 10h (Padre João Maria) e às 12h (Padre Antônio Roberto). Já no início da tarde, às 13h, terá o Terço de Mateus Moreira encerrando com a benção de Santo Sacramento e Fatima Santos, sob a responsabilidade do Padre Antônio Murilo.

Em seguida, a partir das 14h, haverá show com cantores locais: Fátima Santos, Padre Assis Melo e Banda Alfa e Ômega. Às 15h, subirá ao palco a cantora Adriana Arydes, que é uma das atrações mais aguardadas, tendo dez CDs gravados e músicas conhecidas em todo o País, como “Qual é a chave” e “Colo de mãe”. Às 18h, encerrando a programação, será celebrada missa presidida pelo arcebispo, Dom Jaime.

CANONIZAÇÃO

No próximo dia 15, às 10h de Roma (5 horas da manhã no Brasil, horário de Brasília), o Papa Francisco canonizará os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e 27 companheiros leigos, na Praça de São Pedro, no Vaticano, com participação das maiores autoridades políticas e eclesiásticas de todo o Brasil.

Além da santificação, também acontecerão outras duas celebrações em Roma. No dia 14, às 17h do horário local, serão rezadas as vésperas solenes na capela do Pontifício Colégio Pio Brasileiro. E, no dia 16, às 11h, na Basílica Vaticana, será celebrada missa em ação de graças, presidida pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Dom Sérgio da Rocha.

Feriado dos Mártires 2017 terá grandes espetáculos às vésperas da canonização

No dia 15 de outubro os Mártires de Cunhaú e Uruaçu serão canonizados, em Roma, pelo Papa Francisco, em uma celebração que contará com as maiores autoridades políticas e eclesiásticas de todo o Brasil. Diante disso, o Dia dos Padroeiros do Rio Grande do Norte, comemorado em 3 de outubro, contará com uma programação ainda maior do que a de anos anteriores: com romaria, missas e shows de renome nacional no feriado, além de eventos posteriores à santificação.

A Arquidiocese de Natal, em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e Governo do RN, traz no feriado, para o Monumento aos Mártires, na comunidade de Uruaçu, show com o Padre Assis e Banda Alfa e Ômega, além da cantora Adriana Arydes e Banda, que tem dez CDs gravados e canta músicas conhecidas em todo o País, como “Qual é a chave” e “Colo de mãe.”.

Esses espetáculos, marcados para as 14h e 15h30, respectivamente, encerrarão uma longa programação iniciada logo cedo, às 4h da manhã, quando fiéis se concentrarão na Igreja Matriz de São Gonçalo e sairão em romaria a pé por volta das 6h em direção ao Monumento. Chegando lá, estão previstas três Missas pela manhã. A primeira, às 7h, celebrada pelo padre André Martins, a segunda, às 10h, pelo padre João Maria e a última, às 12h, pelo Padre Antônio Roberto. Já no início da tarde, às 13h, terá o Terço de Mateus Moreira encerrando com a benção de Santo Sacramento e Fatima Santos, sob a responsabilidade do Padre Antonio Murilo.

PÓS-CANONIZAÇÃO

Após a santificação dos 30 Protomártires do Brasil – os Padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, e Mateus Moreira e seus 27 companheiros leigos – no dia 15 de outubro, a Igreja e os governos do estado e de São Gonçalo e Canguaretama programam outras grandes festas que acontecerão nos dias 28 e 29 de outubro e 4 de novembro.

Em Uruaçu, o evento acontecerá no dia 28 de outubro, às 17h, presidida pelo Cardeal Cláudio Hummes e contando com a apresentação dos Cantores de Deus, grupo que nasceu em São Paulo há 18 anos, fruto do desejo do Padre Zezinho de criar um grupo vocal que o acompanhasse nos shows. Hoje, contam com nove CDs gravados e um DVD ao vivo.

No dia 29, às 10h, a programação acontecerá no Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, em Natal, presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello; e no dia 4 de novembro, às 16h, a missa será na capela de Nossa Senhora das Candeias, em Cunhaú, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.