Os fiéis dos padroeiros do Rio Grande do Norte – os mártires de Cunhaú e Uruaçu – terão uma extensa programação no feriado desta terça-feira, dia 3, em todo o estado e em especial em São Gonçalo do Amarante, onde morreram 27 dos 30 protomártires do Brasil. Às vésperas da canonização pelo Vaticano, que acontecerá no dia 15 em Roma, a Arquidiocese de Natal, com apoios da prefeitura do município e do governo do estado, organizam mais de 12 horas de eventos na cidade.

A programação especial iniciará às 6h com uma romaria saindo da Igreja Matriz de São Gonçalo, com destino ao Monumento dos Mártires, na comunidade de Uruaçu. Na parte da manhã, serão celebradas três missas: às 7h (Padre André Martins), às 10h (Padre João Maria) e às 12h (Padre Antônio Roberto). Já no início da tarde, às 13h, terá o Terço de Mateus Moreira encerrando com a benção de Santo Sacramento e Fatima Santos, sob a responsabilidade do Padre Antônio Murilo.

Em seguida, a partir das 14h, haverá show com cantores locais: Fátima Santos, Padre Assis Melo e Banda Alfa e Ômega. Às 15h, subirá ao palco a cantora Adriana Arydes, que é uma das atrações mais aguardadas, tendo dez CDs gravados e músicas conhecidas em todo o País, como “Qual é a chave” e “Colo de mãe”. Às 18h, encerrando a programação, será celebrada missa presidida pelo arcebispo, Dom Jaime.

CANONIZAÇÃO

No próximo dia 15, às 10h de Roma (5 horas da manhã no Brasil, horário de Brasília), o Papa Francisco canonizará os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e 27 companheiros leigos, na Praça de São Pedro, no Vaticano, com participação das maiores autoridades políticas e eclesiásticas de todo o Brasil.

Além da santificação, também acontecerão outras duas celebrações em Roma. No dia 14, às 17h do horário local, serão rezadas as vésperas solenes na capela do Pontifício Colégio Pio Brasileiro. E, no dia 16, às 11h, na Basílica Vaticana, será celebrada missa em ação de graças, presidida pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Dom Sérgio da Rocha.

There are no comments yet.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked (*).