Saúde: Dia D de vacinação antirrábica acontece neste sábado (28)

Confira os postos de vacinação distribuídos em toda cidade

Acontece neste sábado (28), em todo o município de São Gonçalo do Amarante a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos, promovido pela Secretaria de Saúde (SMS), através da Vigilância em Saúde. Serão 21 locais de imunização em toda a cidade, das 8h às 17h.

De acordo com o coordenador de Vigilância e Saúde Vicente Mauricio, os animais precisam ser vacinados anualmente. “É extramente necessário que os tutores dos animais participem da campanha. Além de atingir os animais, a doença pode ser transmitida para seres humanos; podendo ser extremamente agressiva e fatal”, afirma Vicente.

O proprietário deve levar o cartão de imunização do animal, mas aqueles que não tiverem o cartão também receberão o comprovante de vacinação. Caso seja a primeira vez em o que o animal será vacinado, o proprietário deve ficar em alerta para a segunda dose, que deve ser realizada após 30 dias.

A meta da campanha é imunizar 88% dos 29 mil animais, o que corresponde a aproximadamente 25.500 cães e gatos.  Já foram imunizados 19.500. Ou seja, cerca de 70% dos animais já receberam a dose da vacina. Com o Dia D, a SMS espera alcançar a meta estipulada.

CONFIRA OS LOCAIS DE VACINAÇÃO:

•Centro l (Vigilância em saúde)

•Centro ll (SMS – Prefeitura)

•Garagem Prefeitura (31 de Março)

•Centro lll (Santa Terezinha)

•UBS de Frente do Galo (Kaçuá)

•Santo Antônio (Posto de Saúde)

•Golandim (Escola Poti Cavalcanti)

•Golandim (Bar do Gato)

•Regomolero (Posto de saúde)

•Novo Amarante (Entrada da Estrada do Golandim)

•Amarante (Posto de Saúde)

•Serrada (Posto de Saúde)

•Gancho (Casa de Ração de Frente da Ceami Pet Shop)

•Jardim Lola (Posto de Saúde)

•Jardim Lola (Mangueirão)

•Jardim Lola (Humaitá)

•Golandim (Terminal  de Ônibus)

•Cidade das Rosas (Casa de ração MR Rações)

•Casa de ração Vale Ração

•Casa de Ração Amigão pet Igapó (Tomaz Landim)

•Jardim Petrópolis

•Casa de rações e cia (30 de setembro)

RAIVA ANIMAL:

Segundo a SMS, a raiva animal é uma doença causada por um vírus. Ela ataca diversos animais, e também pode atingir o homem. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas.