São Gonçalo é única cidade do RN a receber capacitação do Sírio Libanês

São Gonçalo é uma das 5 cidades do NE contempladas e a única do RN a receber o curso de atualização

Vinte e dois servidores de São Gonçalo do Amarante, entre médicos, enfermeiros, dentistas, diretores e gerentes das Unidades Básicas de Saúde, além de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, participaram, na manhã desta sexta-feira, 27, no Teatro Municipal, do encerramento de uma capacitação importante, ministrada pelo renomado Hospital Sírio Libanês (São Paulo), entre os meses de junho e setembro.

Com um trabalho reconhecido, destaca o secretário de Saúde, Jalmir Simões, o Município conquistou a qualificação, sendo uma das cinco cidades de todo o Nordeste contempladas, e a única entre as cidades do Rio Grande do Norte, a receber o curso de atualização em protocolos da atenção básica, que contemplou apenas 20 municípios brasileiros.

Das duas opções ofertadas – protocolos de Risco Cardiovascular e Doenças Crônicas não Transmissíveis e de Atenção à Saúde das Crianças – São Gonçalo escolheu o primeiro, por considerar o mais adequado para a realidade epidemiológica e necessidades de saúde da população que utiliza a atenção básica no município. Tal curso possibilitará a qualificação da produção do cuidado na Atenção Básica.

“Estamos muito felizes com a conquista dessa qualificação envolvendo os melhores profissionais e instituições do país. Ganha o profissional do nosso município, que adquiriu competências para realizar trabalhos mais qualificados, e principalmente ganha nossa população, que terá ganho na prestação do serviço”, ressalva o prefeito da cidade, Paulo Emídio.

O curso contou com parcerias do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Instituições de Ensino Superior do país.