Programa Bolsa Família beneficia mais de 10 mil famílias em São Gonçalo do Amarante

Confira os requisitos para participar do programa

O Bolsa Família é um programa do Governo Federal que tem como objetivo redistribuir renda entre as famílias que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza, garantindo a elas o direito à saúde, educação e alimentação.

Em São Gonçalo, as famílias que recebem o benefício são acompanhadas a cada dois anos. O controle é realizado pela Prefeitura Municipal através de atualizações cadastrais e, em caso de necessidades específicas, são realizados encaminhamentos ao serviço social para realização de visitas domiciliares.

10.069 famílias são beneficiárias do programa em São Gonçalo, o que representa 27,49% da população do município. Deste total, 2.563 famílias dependem diretamente do benefício e estariam em condições de extrema pobreza caso não fossem cadastradas. Só entre os meses de março e abril, foram destinados R$ 1.628.523,00 ao programa, garantindo um benefício médio de R$ 161, 30 por família. O coordenador do Bolsa Família municipal, Márcio Pinto, destaca que a cobertura local é de 113,48% em relação à estimativa de famílias que se encaixam no perfil em todo o município. Com isso, a cobertura ultrapassa 100% do público alvo.

Novos cadastros podem ser realizados nas duas unidades disponíveis em São Gonçalo, localizadas na Av. Alexandre Cavalcanti S/N, (Centro) em frente ao supermercado Rede Mais e na Av. Bacharel Tomaz Landim, 1028 (Jardim Lola), portando os seguintes documentos:

• CPF;
  • Título de eleitor;
  • RG;
  • Carteira de trabalho;
  • Certidão de casamento, nascimento ou divórcio;
  • Comprovante de residência;
  • Para os menores de 16 anos:
  • Certidão de nascimento;
  • Declaração escolar