Prefeitura de São Gonçalo realiza programação alusiva ao 18 de maio

Data reforça o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e Adolescente.

O em todo o Brasil, o 18 de maio é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Buscando conscientizar sobre a gravidade da violência sexual, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Semtasc), preparou uma série de atividades para debater e orientar sobre como esses crimes ocorrem e como devem ser combatidos.

A programação já vem sendo realizada durante todo esse mês e conta com divulgação da campanha nos órgãos da Semtasc, nas escolas, unidades de saúde, FM 87.9, dentre outros. A secretaria ainda vai realizar uma reunião com as lideranças religiosas e outra de alinhamento da rede para construção do fluxo municipal de atendimento às vítimas de violência sexual do município.

Além disso, ainda serão realizadas visitas ao Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Centro de Pediatria e ao comércio local para abordar o tema. Um pitstop com “apitaço” também será realizado na próxima quarta-feira (18), no conjunto Amarante, a fim de chamar atenção da população para denunciar esse tipo de violência.

DENUNCIAS:
É importante ficar alerta aos sinais e não se calar diante de qualquer tipo de violência. Além do Disque 100, número que recebe denúncias de violação aos direitos humanos, também é possível levar os casos ao Conselho Tutelar; em uma Delegacia e através do Disque 191, da Polícia Federal. Também é possível procurar qualquer unidade do Centro de Assistência Social (CREAS/CRAS) ou realizar a denúncia diretamente no Ministério Público ou no Poder Judiciário.