Prefeitura de São Gonçalo realiza coleta de pneus em borracharias do município

Quando realizados de maneira adequada, a coleta e o armazenamento dos pneus contribuem para a preservação do meio ambiente e evitam a proliferação do mosquito da dengue

Com o intuito de destinar de forma adequada pneus descartados em borracharias, a Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza semanalmente o trabalho de recolhimento desse material em mais de 50 estabelecimentos da cidade.

O trabalho é feito pela Vigilância em Saúde, com apoio da empresa que realiza o trabalho de coleta de lixo na cidade. Os pneus são recolhidos nas borracharias cadastradas, levados a um galpão próprio e, posteriormente, são repassados com custo zero para uma empresa que dá a destinação correta para esses materiais. Além disso, a Vigilância também os doa para solicitantes que desejam realizar algum tipo de trabalho (artesanal, para isolamento de áreas etc) com esses pneus.

O recolhimento por parte da empresa acontece de forma periódica, de acordo com a sua demanda. No município, mais de 700 pneus são recolhidos semanalmente.

Essa medida não só dá uma destinação correta a esses pneus, como também evita que eles se tornem possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.