Meio Ambiente: Semana Lixo Zero é instituída em São Gonçalo

Buscando conscientizar a população sobre o correto descarte do lixo e disseminar ações de proteção e educação ambiental, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), vai colocar em prática o que institui a Lei Municipal n° 1.935 de 26/08/21, a partir do lançamento da Semana Municipal do Lixo Zero, a ser comemorada na última semana do mês de outubro de cada ano.

Outra ação a ser implementada é a instalação de ecopontos em locais estratégicos do município para destinação de resíduos considerados perigosos como pilhas e baterias. Esse trabalho contempla ainda o conteúdo da Lei Municipal n° 1.934 de 25/08/2021, que trata da implantação de ecopontos no município.

A realização da Semana Municipal do Lixo Zero vai proporcionar também ambientes para discussão sobre a temática e propor soluções para redução, reutilização, reciclagem e gestão dos resíduos sólidos, com a realização de palestras, fóruns e mutirões de limpeza com o apoio de equipes das secretarias municipais de Educação, Saúde e Serviços Urbanos.

A abertura será realizada no próximo dia 21 de outubro, no auditório do IFRN – Campus São Gonçalo e segue com programação entre os dias 25, 26 e 27, com a participação de estudantes da rede municipal de ensino nas praças do Centro, Amarante e Bairro Jardins.

Sustentabilidade:
Atualmente, a Secretaria de Serviços Urbanos já realiza o processo de trituração dos resíduos de podas de árvores e plantas como aproveitamento na produção de adubo orgânico, beneficiando produtores de São Gonçalo do Amarante.