Horta Escolar será expandida para atender mais alunos de São Gonçalo

Dez escolas municipais serão beneficiadas com projeto que já foi implantado na creche Maria Odete

Dez escolas municipais serão beneficiadas com o projeto “Horta Escolar: um espaço pedagógico para práticas de educação nutricional e ambiental”. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através das Secretarias de Agricultura e da Educação, em parceria com a EMATER – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural.

O projeto deve beneficiar alunos do ensino infantil e fundamental 1 e 2, juntamente com toda a comunidade escolar. O objetivo é incorporar a alimentação adequada, nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável, tendo como eixo a gestão das políticas públicas nas escolas municipais.

O projeto piloto já foi implantado na creche Maria Odete, localizada na comunidade de Poço de Pedra, zona rural do município. Com o sucesso da ação, a prefeitura decidiu expandir a atividade para outras unidades escolares. Dessa forma, já foi lançado o processo de licitação para aquisição de sementes que, logo após, permitirá a instalação das hortas.

Para o bom andamento do projeto, a Secretaria de Agricultura vai disponibilizar os insumos e a orientação do plantio. Já a Secretaria de Educação, vai trabalhar a parte pedagógica do projeto. Para tanto, os estudantes serão cadastrados em disciplinas com temas diversos, como alimentação, nutrição e ecologia. A finalidade é fazer com que as crianças sejam multiplicadoras desses hábitos e despertem na comunidade escolar a importância da agricultura.

Além de promover mudanças de valores e hábitos no público infantil, transformando os espaços ociosos em ativos, o projeto de cunho pedagógico e sustentável incorpora um cardápio proposto por nutricionistas, garantindo a segurança alimentar das crianças, uma vez que as hortas escolares não possuem risco de contaminação por agrotóxicos e transgênicos.