Fundação Dona Militana realiza programação alusiva ao dia do Folclore

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Fundação Cultural Dona Militana (FCDM), realiza no próxima segunda-feira (22) uma programação especial alusiva ao dia do Folclore. A programação acontece ao longo de todo o dia e conta com mesa-redonda, intervenções culturais e apresentações.

Segundo Josenildo Campos, presidente da Fundação, o evento é importante pois resgata a identidade cultural do município e contribui para a preservação das tradições. “O dia do folclore nos remete a importância do resgate à nossa identidade cultural, bem como nos reafirma como berço da cultura popular do estado. Celebrar esse dia é fortalecer nossas raízes e fomentar a nossa cultura, sinônimo de resistência e tradição”, destacou.

Confira a programação completa:

• 8h às 12h- Abertura do Museu para amostra dos grupos folclóricos (visitação das escolas);
• 14h30- Mesa redonda com o tema “Desafios do viver folclore no século XXI”;
Facilitadores: Makarios Maia (professor de artes da UFRN)
Luiz Assunção (antropólogo)
Severino Vicente (presidente da Comissão Nacional do Folclore).
• 15h30- Intervenção dos grupos folclóricos:
Boi Calemba- Mestre Dedé Veríssimo e Kleber Teixeira
Bambelô da Alegria- Mestre Fanico
Pastoril Dona Joaquina- Ricardo Bezerra
Congos de Combate- Mestre Gláucio Teixeira.
• 16h30- Lanche Coletivo

• APRESENTAÇÕES NO PATAMAR DA IGREJA MATRIZ

18h30- Acolhimento com a Banda Municipal
19h30- Premiação do Festival Literário
20h- Apresentação do poeta Denys Alves, Grupos Folclóricos, além de das apresentações do grupo Coco do Calemba, Academia Salve Zumbi- Mestre Gato e Forró Luiz da gaita.