Escola municipal de Alagadiço desenvolve projeto “Horta na Escola”

Os alimentos produzidos estão destinados ao consumo de todos

Uma iniciativa da Escola Municipal Alfredo Mesquita Filho, em Alagadiço Grande, tem estimulado a alimentação saudável e o contato com a produção de alimentos orgânicos. É o projeto Horta na Escola desenvolvido pela equipe escolar e os alunos do 6º ao 9º ano, e faz parte das ações do Meio Ambiente e Sustentabilidade que, desde o início do ano, vem desenvolvendo diversas atividades na escola.

O projeto fortalece também a relação da escola com a comunidade e abre espaço para a reflexão coletiva e o desenvolvimento do cultivo, na horta, de produtos orgânicos. Os alimentos produzidos estão destinados ao consumo de todos. Além disso, o cultivo auxilia na transformação e revitalização de áreas improdutivas da escola, transformando-os em espaços de plantio e socialização.

A horta leva os alunos a entenderem como funciona todo o processo de cuidado com a planta e com a terra. Desta forma, eles também estão cuidando de sua própria saúde. Segundo o gestor da escola, Tony Almeida, o trabalho tem sido gratificante, já que através dele os alunos encontram formas de colaborar com o meio ambiente. “As sementes mais importantes estão sendo lançadas no coração desses jovens e, com certeza, muitas outras irão brotar. A satisfação no olhar dos estudantes é nítida. Isso é a expressão máxima do esforço conjunto de toda a equipe e dos próprios estudantes”, disse.