Em Jenipapo, prefeito Eraldo Paiva acompanha vacinação contra a febre aftosa

Criadores da comunidade de Jenipapo receberam, nesta quinta-feira (2), a equipe de vacinadores da Secretaria Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Agrário de São Gonçalo do Amarante (Semada) que está desenvolvendo a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa e oferecendo, gratuitamente, as doses para imunizar o rebanho.

O prefeito Eraldo Paiva esteve presente, realizou vacinação simbólica, e acompanhou a aplicação dos imunizantes junto com os vereadores Rayure Protásio e Thiago Soares, o secretário de Agropecuária e Desenvolvimento Agrário, Nino Arcanjo e o adjunto, José Abreu Júnior, o extensionista da Emater, Moacir Santos, Evilasio Tinoco (criador do gado vacinado hoje), além dos técnicos da Semada Edson Batista e Francisco das Chagas (Chiquinho).

Mais de 80 animais foram vacinados, nesta manhã, terceiro dia da campanha de imunização. O município fez a aquisição de 1.650 doses da vacina para beneficiar os pequenos criadores com até 30 animais, atendendo todas as comunidades onde há criação de gado. A vacinação já foi realizada nas comunidades de Jacaraú, Uruaçu, Pajuçara e Belo Horizonte. Nesta sexta-feira (3), serão beneficiados os criadores de Poço de Pedra e Barra de Camaragibe.

O criador também pode adquirir as vacinas por conta própria e realizar a imunização do rebanho bovino. Nesse caso, para adquirir a declaração, será necessário comparecer à sede da Semada portando o comprovante fiscal de compra das vacinas e apresentar o CPF. Além de assegurar a saúde dos animais, é muito importante que todos os criadores vacinem o seu rebanho, evitando assim, a detecção de focos do vírus da aftosa no município e a eventual advertência pelo IDIARN ao proprietário.

A vacinação segue até o dia 30 de junho e o período de declaração do rebanho foi prorrogado até o próximo dia 30 de julho. Mais informações podem ser obtidas na sede da Semada, localizada na rua Ismael Cosmo, nº 49, bairro Novo São Gonçalo – Centro, São Gonçalo do Amarante.