Comunidade Esportiva vai patrocinar projetos sociais em São Gonçalo

O Comunidade Esportiva deve beneficiar 12 projetos sociais em São Gonçalo do Amarante/RN. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), que é responsável pela implementação do programa no município.

O objetivo é atender crianças e adolescentes entre 7 a 18 anos, além de oferecer, através dos espaços públicos das comunidades, um acompanhamento educacional, social e recreativo, por meio de uma integração de modalidades esportivas, entre elas: Jiu Jitsu, Taekwondo, Vôlei, Luta Olímpica, Judô, Kickboxing, Muay Thai, Karatê, Capoeira, Futebol, Natação e Atletismo.

O Comunidade Esportiva foi idealizado em 2013, quando foram registrados cerca de 40 projetos esportivos voltados para o público infantil em todo o município. As inscrições e o processo seletivo ocorreram no decorrer do ano passado. “Foram aprovados os projetos cujas entidades possuíam CNPJ. As demais estão recebendo orientação para a regularização dos documentos, para assim participarem de uma nova chamada pública”, disse a coordenadora do programa, Rayane Rocha.

Através deste programa, os agentes esportivos deverão participar de cursos de capacitação e as instituições serão beneficiadas com recursos materiais para realizar as atividades esportivas diárias. “O investimento inicial era de 140 mil reais. Mas esse valor, que corresponde para o período de 15 meses, deverá atender futuramente os programas sociais na zona rural. Os projetos que já estão selecionados irão começar, em breve, logo que finalizar os trâmites para a aquisição dos equipamentos esportivos”, afirmou a coordenadora.

Ainda segundo Rayane, nos últimos anos, as lutas marciais têm se destacado dentre as modalidades esportivas. Para atender a essa crescente demanda, a Semjel abriu inscrições para turmas que serão treinadas nos quatro ginásios do município, e ainda realizou processo seletivo de professores graduandos, com especialidade neste tipo de esporte. “O Comunidade Esportiva se divide em dois eixos, um relativo aos projetos sociais e o segundo com destino ao treinamento de artes marciais”, afirmou Rocha.

Ainda existem duas novas modalidades que são o atletismo e a natação. Essas serão desenvolvidas pela Semjel em parceria com o IFRN, que vai disponibilizar os espaços para a realização das ações. As inscrições para esta modalidade e para as lutas marciais ainda estão abertas e podem ser realizadas na Secretaria, que fica localizada na Av. Cel. Estevam Moura, 286, no centro, São Gonçalo do Amarante.