Comitê Gestor divulga boletim informativo sobre Covid-19 no município

O município, até esta data de 21 de março, está apenas com dois casos suspeitos

O Comitê Gestor de Prevenção e Enfrentamento Covid-19, em âmbito municipal, chama atenção para ‘fake news’ e pede aos são-gonçalenses para não compartilhar notícias falsas a fim de evitar pânico na população. Todas as notícias, bem como boletim informativo sobre o coronavírus, serão divulgadas nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura.

Atual situação em São Gonçalo do Amarante/RN
O município, até esta data de 21 de março, está apenas com dois casos suspeitos, uma mulher de 31 anos, e um homem, 37 anos. Ambos tiverem contato com casos suspeitos classificados de acordo com o Protocolo Clínico do Covid-19. Os dois pacientes estão em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e seguem sem agravamento do quadro clínico e obedecendo todas as medidas preventivas.

Prevenção e Enfrentamento
O Comitê Gestor enfatiza as medidas que devem ser adotadas pela população para evitar a propagação do Covid-19, entre elas o isolamento domiciliar da pessoa com sintomas respiratórios (tosse seca, dor de garganta ou dificuldade respiratória ), acompanhada ou não de febre, como também das pessoas com mais de 60 anos de idade e portadores de comorbidades ou doenças respiratórias crônicas.
Devem observar o distanciamento social, restringindo deslocamentos para realização apenas de atividades estritamente necessárias; evitar o transporte de utilização coletiva, viagens e eventos esportivos, artísticos, culturais, científicos, comerciais e religiosos.

Medidas preventivas
1- Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas ou que apresentem sintomas da doença;
2- Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com meio ambiente. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool 70%;
3- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
4- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
5- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
6- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
7- Manter os ambientes bem ventilados;
8- Limpar e higienizar objetos e superfícies tocados com frequência.

Reforçamos a importância de evitar aglomerados nesse contexto de pandemia e em caso de contato com casos suspeitos e/ou confirmados, viajantes para área de transmissão comunitária e aparecimento de sintomas leves compatíveis com a doença, procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. Em casos de sintomas mais severos, procurar o Hospital Maternidade Belarmina Monte para atendimento emergencial, coleta de exames e medidas de controle epidemiológico.

Nos acompanhe pelos nossos canais:
Facebook.com/prefsgarn
Instagram.com/prefsgarn

Para atendimentos e solicitações de serviços: