CAPS é referência no atendimento de pacientes com transtornos mentais

CAPS  é referência no atendimento de pacientes com transtornos mentais

O órgão oferece tratamento e desenvolve diversas atividades com orientação de equipe multiprofissional.

Atualmente, cerca de 70 pessoas são acolhidas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), de São Gonçalo do Amarante/RN.  O espaço atende prioritariamente pacientes com transtornos mentais graves e persistentes, como: esquizofrenia, ansiedade e depressão.

Os usuários são geralmente encaminhados pelas Unidades de Saúde ou pelo Hospital Dr. João Machado. Os mesmos são submetidos a consultas médicas e conduzidos para os programas existentes. “Além da medicação, o paciente deve participar das atividades, de forma semanal ou quinzenal, dependendo da necessidade dele”, informou a diretora Dannielly Brito.

As atividades no CAPS II ocorrem de segunda à sexta-feira, exceto em dia de atendimento, das 7h às 12h e das 13 às 17h. A atenção é concedida para pessoas acima de 18 anos, que são agrupadas segundo as suas patologias. As ações diárias são: palestras, dinâmicas, oficinas e refeições.

Para atender a demanda, o Centro conta com 19 profissionais, entre eles: nutricionista, terapeuta ocupacional, arte-educador, médico, técnico de enfermagem, psicólogo, assistente social e farmacêutico. Também disponibiliza veículo e motorista para a condução de pacientes residentes na zona rural, além de cartão de passagem, com crédito, para os usuários da zona urbana.

O CAPS II disponibiliza estrutura física completa para acomodação dos usuários, ao exemplo de: recepção, cozinha, auditório, ambulatório, banheiros, farmácia, assim como salão para acolhimento e confraternizações. “Já podemos observar avanços em alguns pacientes devido ao apoio do Centro de Atendimento e da ajuda familiar que é imprescindível para a recuperação dos mesmos” afirmou a Psicóloga Rosiléia Lima.

A Prefeitura de São Gonçalo também possui uma parceria com o Hospital Universitário Onofre Lopes, através da UTAD  (Unidade de Atendimento de Álcool e Drogas), que acolhe pacientes com dependência química. O município também está construindo um CAPS AD – que atende a essa mesma demanda, no bairro de Novo Santo Antônio. A obra está entre as 25 que deverão ficar prontas até o final do ano.

CAPS II SÃO GONÇALO DO AMARANTE
Rua Hildebrando Ribeiro, 161 – St. Antônio do Potengi
CEP: 59290-000 – São Gonçalo do Amarante – RN
Tel: (84) 3278-2154 3278-3366
capsga@ig.com.br

 

COMENTÁRIOS