Alagadiço recebe “São Gonçalo sem Calazar”

Iniciado em março, o projeto “São Gonçalo sem Calazar 2017” entra na reta final com o objetivo de completar as zonas sul, leste e central do município. É o que informa a Secretaria Municipal de Saúde, que agenda mais uma realização de testes rápidos para leishmaniose (calazar) para o dia 8 de novembro na comunidade Alagadiço, na zona Sul.

Os mutirões são realizados quinzenalmente e priorizam inicialmente a zona rural, de acordo com o mapeamento do inquérito canino do município. Desse modo, restam apenas Alagadiço e Rio da Prata para concluir a área sul. Depois, seguem para Uruaçu e Pajuçara, na zona Leste, e encerram em Guanduba, na região central rural. As zonas Norte e Oeste só serão cobertas no próximo ano.

“O Programa vai até as localidades mais distantes, da zona rural, pra dar às pessoas mais comodidade e também para a SMS ter um retorno mais rápido, para tomarmos as medidas necessárias e até mesmo retirar logo de circulação os cães que são identificados como positivos”, explica o coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde, Vicente Nascimento.

Segundo informa, já foram feitas 1.600 coletas de sangue esse ano e a meta é fechar o ano com 2.000 testes realizados. Ele observa que as pessoas que têm suspeitas de animais com a doença podem agendar testes, telefonando para o número 3278 3470 no horário comercial. Os testes do Alagadiço serão aplicados das 8h às 13h na praça em frente à escola municipal da comunidade.