Prefeitura vai desenvolver Projeto Vida no Trânsito

Prefeitura vai desenvolver Projeto Vida no Trânsito

Em 2019, foram desenvolvidas diversas atividades educativas

Visando a inserção de políticas públicas e o fortalecimento das ações de educação no trânsito, o prefeito de São Gonçalo do Amarante/RN, Paulo Emídio, Paulinho, se reuniu nesta quinta-feira (30) com representantes da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Comando da Polícia Rodoviária Estadual, Sesap, Secretaria Municipal de Saúde, Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e dos programas RN Mais Saudável e Vida no Trânsito, para discutir o Projeto Vida no Trânsito (PVT).

O Projeto Vida no Trânsito (PVT) é uma iniciativa voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde. Tem como foco das ações a intervenção em fatores de risco como dirigir após o consumo de bebida alcoólica e velocidade excessiva ou inadequada. O projeto é coordenado pelo Ministério da Saúde e visa o planejamento de ações integradas e intersetoriais de segurança no trânsito.

Em 2019, foram desenvolvidas diversas atividades educativas, como treinamentos e palestras sobre direção defensiva e pilotagem consciente, com foco na mudança de postura e busca por uma convivência harmoniosa no trânsito, realizadas pela ONG Trânsito Consciente em parceria com o Demutran. “Já existe no município o projeto piloto sobre orientação e educação no trânsito, atendendo não apenas os motoristas, mas também toda comunidade, seja em escolas ou praças da cidade. A intenção agora é inserir esse tipo de atividade no programa Prefeitura em Movimento”, afirma Jacob de Oliveira, Diretor Geral do Demutran.

Durante a reunião, representantes do programa RN Mais Saudável e do PVT apresentaram seus projetos ao Prefeito Municipal, Paulo Emídio (Paulinho). “Essa parceria será muito positiva para São Gonçalo, fortalecendo não apenas os programas já existentes, mas também trazendo um reforço para nossas equipes. Taxistas, motociclistas, estudantes, agentes da saúde e toda comunidade irão se unir por um trânsito mais seguro. Educação é essencial”, afirma Paulinho.

 

COMENTÁRIOS