Volta às aulas: rede municipal de ensino inicia seu calendário de atividades na próxima segunda-feira (18)

Ao todo, mais de 13 mil alunos estão matriculados

Na próxima segunda-feira (18), a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), inicia o ano letivo nas 54 unidades de ensino da rede municipal. Ao todo, mais de 13mil alunos estão matriculados nas modalidades creche, ensino infantil e fundamental.

Segundo o secretário da SME, Abel Neto, o ano letivo foi previamente pensado visando a qualificação dos gestores e demais profissionais das escolas. “Em parceria com o IFRN, realizamos encontros e capacitações para os profissionais que atuam nas escolas do município, buscando aperfeiçoar práticas de suporte ao bom desempenho escolar”, disse.

Ainda segundo o secretário, diversas escolas estão em fase final de melhorias nas estruturas, outras passam ou já passaram por grandes reformas, como no caso da Escola Municipal Vicente de França, que está recebendo melhorias na parte elétrica, hidráulica, ampliação de banheiros, melhorias na acessibilidade e que irá receber aparelhos de ar-condicionado em todas as salas. As reformas não devem atrapalhar o início do ano letivo.

Escolas em tempo integral

Atualmente, quatro escolas funcionam nesta modalidade. Outras cinco, funcionam de forma parcial, por intermédio dos programas Mais Educação, Mais Alfabetização ou o Segundo Tempo Forças no Esporte.

Centro de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE)

As aulas no CMAEE também iniciam juntamente com o ano letivo das escolas. Os alunos que necessitam do atendimento especializado são encaminhados para o centro conforme a necessidade. Inaugurado em outubro de 2018, o CMAEE atendia 220 alunos com necessidades especiais. Além disso, diversos outros estudantes foram atendidos nas escolas em que estavam matriculados.

Transporte escolar

Outro benefício para os estudantes da rede municipal de ensino é a oferta do transporte escolar. Cerca de 5 mil estudantes que precisam do transporte serão beneficiados em 2019.