X fechar

Artesanato


O Artesanato mais Diversificado do Rio Grande do Norte

O Mercado Municipal do Artesanato está localizado em Santo Antônio do Potengi, um espaço que abriga obras autênticas do artesanato considerado o mais diversificado do Rio Grande do Norte, tendo grande concentração de tipologias artesanais de produções primarias como a cerâmica, cipó, palha da carnaúba, sendo estes os grandes responsáveis pelo diferencial do artesanato do município. As peças são produzidas por dezenas de pessoas, são famílias tradicionais, cujas habilidades passam de pais para filhos.

A História - O Mercado Municipal do Artesanato foi construído em março de 1990, com o objetivo de apoiar a comercialização dos produtos artesanais do município. Em 2014, após uma reforma geral realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural Dona Militana, foi denominado Mercado do Artesanato Dona Neném Felipe, fazendo uma homenagem a mulher que conseguiu manter a tradição da produção do Galo Branco, símbolo do folclore potiguar. No local acontece a comercialização de produtos artesanais, gerando renda e mantendo viva a tradição dessa riqueza cultural.

O Galo Branco - Um dos momentos, mas importante de São Gonçalo do Amarante foi a escolha do Galo Branco como símbolo do folclore Norte-rio-grandense no ano de 1996, legitimando uma alusão do então Prefeito de Natal Djalma Maranhão que justificou a escolha em 1950 tida como festivo e lúdico, e da III Festa do Folclore Brasileiro em 1975. O Galo Branco nasceu das mãos do artesão chamado Antônio Soares que viveu em Santo Antônio do Potengi, comunidade essa que é tradicional na tipologia argila e cerâmica. Antônio Soares querendo deixar suas “quartinhas” mais atrativas para seus clientes criou um modelo no estilo de um galo feito com um barro branco, na época encontrado facilmente nos barreiros da comunidade. Posteriormente, D. Neném Felipe vai trabalhar com seu Antônio e da uma nova forma aquela peça utilitária deixando-a com aspecto de uma peça decorativa e com cores. Pode-se afirmar que existem no mundo dois galos que representam o folclore regional de sua localidade, que é o Galo de Barcelos (Portugal) e no Brasil o Galo Branco de São Gonçalo do Amarante/RN.

O Acesso – o Mercado do Artesanato Dona Neném Felipe está localizado na comunidade Santo Antônio do Potengi, em São Gonçalo do Amarante/RN. Para chegar até o local o visitante tem duas opções, seguir na RN 160 se deslocando pelo conjunto Amarante ou chegar pelo sentido contrário da RN 160 para que vem por Macaíba e pelo Centro de São Gonçalo.