São Gonçalo reforça ações de combate à dengue

A Prefeitura Municipal está realizando um trabalho integrado de conscientização no combate ao mosquito Aedes egipity

Com o objetivo de otimizar as ações educativas de combate à dengue, o secretário municipal de saúde, Jalmir Simões, reuniu sua equipe na manhã da última quinta-feira (17). Também esteve presente no encontro Valter Luiz dos Santos, representante da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte. “O município vem desenvolvendo diversas ações educativas em parceria com as escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Estamos fazendo um trabalho integrado sobre a conscientização de combate ao mosquito Aedes egipity. Atualmente, São Gonçalo dispõe de uma equipe de borrifadores e, desde a primeira semana do mês de março, a unidade da UBV (carro fumacê) vem trabalhando fortemente nas ruas da cidade”, afirma Jalmir.

De acordo com a Vigilância Sanitária do município, 97% dos focos do mosquito estão nas residências. “O trabalho de conscientização deve iniciar em casa. A população também deve participar, por exemplo, ao denunciar terrenos baldios com possíveis focos do mosquito. A UBV atua no suporte, mas todos devem cumprir sua parte”. Acrescenta Vicente Mauricio, Coordenador Geral da Vigilância Sanitária.

A partir da próxima segunda-feira (21), 2 unidades da UBV estarão nas seguintes comunidades: Serrada, Novo Amarante, Amarante, Jardim Lola, Golandim, Novo Santo Antônio, Santo Antônio, Centro e Santa Terezinha.

Ações de combate ao mosquito:

Tampe os toneis e caixas d’agua, mantenha as calhas sempre limpas e as garrafas sempre viradas para baixo. Lembrando que o Aedes Aegypti é um mosquito doméstico que se alimenta através de sangue humano. A reprodução acontece em água limpa e parada, podendo também transmitir chikungunya e o vírus da Zika.

Mobilize sua família e faça sua parte no combate ao mosquito Aedes Aegypti!