São Gonçalo realiza atendimento especializado a alunos com necessidades especiais

São Gonçalo realiza atendimento especializado a alunos com necessidades especiais

CMAEE atende alunos com necessidades especiais diversificadas e orienta pais, professores e famílias

De acordo com o censo realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Gonçalo do Amarante, há 292 alunos com necessidades especiais nas escolas do município. E eles são atendidos de maneira capacitada, visto que a cidade conta com o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE), que atende alunos com necessidades especiais diversificadas, bem como orienta pais, professores e famílias sobre como lidar com as situações cotidianas deste público.

A unidade fornece atendimento especializado à população com o ensino da Língua Brasileira dos Sinais (LIBRAS) e Língua Portuguesa, como segunda língua. E o acolhimento é dividido em dois quadros: clínico – com atuação de fonoaudiólogas e psicólogas; e docente – com 2 psicopedagogas, 2 instrutoras de LIBRAS e uma professora da Língua de Sinais com atuação em Português.

Qualquer usuário da rede pública de ensino pode procurar o atendimento do CMAEE, através da própria escola em que estuda. Os profissionais da rede municipal de ensino – professores e estagiários – bem como a população interessada são qualificados em capacitação, através de curso dividido em três módulos.

Os professores são orientados a observar qualquer mudança comportamental dos alunos, alertando os familiares e orientando a buscarem um médico ou especialista para haja o diagnóstico de qualquer alteração encontrada na criança. E, se necessário, é colocado um docente auxiliar para acompanhamento específico em sala de aula.
O Centro surgiu em 2004, denominado Núcleo de Apoio e Aprendizado ao Aluno Surdo (NAAS). Em fevereiro 2013 foi modificado após um decreto municipal, com base em uma determinação federal que orientava os municípios a alterar a denominação e ampliar os atendimentos.

 

COMENTÁRIOS