São Gonçalo investiu mais de 85 milhões na saúde e educação em 2017

Os números excedem as exigências constitucionais de 25% e 15%, respectivamente

Mesmo diante da crise financeira que enfrentam os municípios, e, consequentemente, as quedas nos repasses e arrecadações, a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante/RN conseguiu investir mais de 7 milhões de recursos próprios nas aéreas da saúde e educação. O valor é superior ao exigido pela constituição federal.

O investimento total de receitas do município destinados à educação foi de 28,21% equivalente a mais de 51 milhões de reais. Já na saúde chegou a 19,66% correspondendo a 34 milhões de reais. Esses números excedem as exigências constitucionais de 25% e 15%, respectivamente.

“Apesar das dificuldades financeiras e do alto déficit de arrecadação do município, conseguimos investir mais que o necessário nos serviços de saúde e educação, que são prioridades da nossa gestão”, destacou o prefeito Paulo Emídio.

Saúde

Foram reformadas e ampliadas duas unidades básicas de saúde (UBS), inaugurados dois Centros de Especialidades Médicas, uma Academia da Saúde, e estão sendo construídos um Centro de Reabilitação (CER), um Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas (CAPS AD) e três Unidades Básicas de Saúde, além das melhorias estruturais nas unidades e aquisição de novos veículos para melhorar o transporte e atenção aos pacientes com doenças crônicas.

Educação

A gestão investiu recursos para reformar e ampliar 51 unidades escolares, inaugurou uma nova creche, e ainda três escolas e uma creche padrão estão sendo concluídas. O piso salarial do professor foi corrigido ao nacional e o 1/3 de férias foi pago a todos os servidores da área.