São Gonçalo inicia 2ª etapa Vacinação Contra Aftosa hoje (13)

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através da Secretaria Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Agrário – SEMADA, e o Instituto de Assistência e Técnica e Extensão Rural do RN (EMATER), iniciam nesta segunda-feira, dia 13 de novembro, a 2ª etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa.

O Município fez aquisição de 2 mil doses de vacinas, por meio de processo licitatório, para beneficiar os pequenos criadores, garantindo que o gado do município continue imune da aftosa.

A campanha nacional de vacinação contra a aftosa começou dia 1º e segue até dia 30 de novembro, período em que todos os rebanhos bovino e bubalino devem ser vacinados para que o país continue como zona livre do vírus da aftosa.

“Esta campanha de vacinação contra a febre aftosa é importante para que o nosso rebanho esteja imunizado contra a aftosa, já que em São Gonçalo tem um aeroporto internacional que já exportou gado, e devemos estar com todo o rebanho da cidade vacinado, além do mais, estamos trabalhando para que o município tenha o seu primeiro matadouro público, para que a atividade de criação e comercialização de gado cresça ainda mais em nossa região” enfatizou Regina Tinoco, titular da Semada.

O criador que optar, pode comprar as vacinas por conta própria e realizar a vacinação do rebanho bovino, e depois ir até a SEMADA com as notas fiscais de compra das vacinas e CPF, que será emita a declaração de vacinação. É importante que todos os criadores vacinem o seu rebanho, porque se for detectado algum foco do vírus da aftosa no município, o IDIARN aplicará multa no proprietário do gado.

Confira a programação: