Representantes Municipais participam de reunião sobre quadra chuvosa em 2018

Gilmar Bistrot anunciou que o período chuvoso poderá ser positivo no Estado

A Secretária Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Agrário, Regina Tinoco, participou nesta terça-feira (19), de reunião sobre a previsão da quadra chuvosa para o ano de 2018 na sede da EMATER/RN com apresentação do meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), Gilmar Bistrot.

O evento foi realizado pela Secretaria Estadual de Agricultura, da Pecuária e da Pesca do Rio Grande do Norte (SAPE), e contou com a participação de vários prefeitos e secretários municipais de agricultura, que ficaram otimistas com os prognósticos sobre o período chuvoso do ano de 2018.

Gilmar Bistrot anunciou que o período chuvoso poderá ser positivo no Estado. “Com essas considerações apresentadas, existe uma forte tendência de que as chuvas em 2018 fiquem acima da média”, disse o meteorologista.

A secretária Regina ressaltou a importância dessa boa notícia sobre as chuvas, tendo em vista que a região Nordeste atravessa um período de estiagem de mais de cinco anos, afetando todo o setor da agricultura. “Esta é uma notícia muito importante para todos os agricultores, principalmente para os São-gonçalenses, porque precisamos nos programar para o próximo ano com relação as ações de cortes de terras, distribuição de sementes e escavações de pequenos barreiros com a continuação do apoio ao homem do campo do nosso município”, complementa Regina Tinoco.

Apesar dos índices pluviométricos em 2017 serem consideradas dentro da normalidade, o município de São Gonçalo do Amarante teve a maior produção agrícola dos últimos cinco anos, em virtude das ações de apoio ao pequeno produtor rural. Foram distribuídas sementes de milho, feijão e sorgo a mais de 500 famílias, além do corte de terra, com a utilização de 10 tratores que somaram cerca de 2.150 horas trabalhadas nas propriedades dos agricultores.

Foto: Assecom/Emater